Um dos melhores lutadores da história do MMA, Jon Jones está tão perto da aposentadoria, que até recusa duelos grandiosos. Em março, em Las Vegas (EUA), ‘Bones’, que não atuava desde 2020, retornou ao UFC com tudo e se tornou campeão dos pesados em sua estreia no peso, ao finalizar Ciryl Gane, e, recentemente, mencionou Francis Ngannou e Stipe Miocic como as últimas lutas que gostaria de fazer. Sendo assim, o americano ignorou um rival.
Em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘Fox Sports Austrália’, Jones negou o interesse em lutar contra Israel Adesanya nessa altura da carreira. Vale lembrar que, anteriormente, as estrelas do MMA quase lutaram no UFC, pelos meio-pesados (93 kg), quando o americano era campeão dominante da categoria, mas o combate não ocorreu.
Na época, o nigeriano desafiou ‘Bones’, que aceitou a luta, mas voltou atrás e admitiu que precisava de mais experiência no MMA. Inclusive, Adesanya e Jones já se atacaram de forma pesada publicamente. É bem verdade que, de lá para cá, a hostilidade entre eles diminuiu, porém o americano menospreza o campeão do peso-médio (84 kg), ao explicar que, como busca ampliar seu legado, um possível combate com ele não acrescenta nada em sua carreira.
“Não (sobre lutar contra Adesanya). Sinto que meu legado, minha carreira já ultrapassou a dele. Se essa fosse uma ‘competição de seguidores no Instagram’, sim, estaríamos pescoço a pescoço. Mas quando se trata do nosso corpo de trabalho, não há competição e não há razão para eu me comparar a ele. Adesanya fez grandes coisas e é como as pessoas dizem, ‘Há muito espaço no céu para muitas estrelas’. E ele é, sem dúvida, uma estrela. Mas sinto que nossas carreiras são realmente incomparáveis. Não é uma luta que eu preciso”, declarou o campeão do UFC.
Os feitos de Jon Jones no MMA
Jon Jones, de 35 anos, é integrante do ‘Hall da Fama’ do UFC, ex-campeão dos meio-pesados e, agora, detentor do cinturão do peso-pesado. Não à toa, o atleta é apontado por parte dos fãs como o melhor lutador da história do MMA. Em sua carreira, o americano venceu 27 lutas, perdeu uma e a outra terminou sem resultado. Seus principais triunfos foram sobre Alexander Gustafsson (duas vezes), Anthony Smith, Chael Sonnen, Ciryl Gane, Daniel Cormier, Dominick Reyes, Glover Teixeira, Lyoto Machida, Maurício ‘Shogun’, Quinton ‘Rampage’ Jackson, Rashad Evans, Ryan Bader, Thiago ‘Marreta’ e Vitor Belfort.