Programado para acontecer neste sábado (16), em Nova York (EUA), o UFC 309 contará com uma novidade nem tão nova assim. Depois do jornalista Ariel Helwani noticiar que os lutadores escalados para o show foram informados que as novas luvas, implementadas em junho pela organização, serão substituídas pelas antigas, Jon Jones – um dos protagonistas do evento – confirmou a informação. Não se sabe ainda, porém, se a mudança é definitiva ou pontual.
Assine o UFC Fight Pass pelo UOL Play
As novas luvas estavam em uso ininterrupto desde o dia 1º de junho deste ano, quando entraram em cena pela primeira vez, no UFC 302, realizado em Nova Jersey (EUA). À época, a entidade presidida por Dana White justificou a mudança alegando que o equipamento mais moderno superava o anterior em ajuste, fabricação e material. A troca também tinha como objetivo tentar prevenir o crescente número de dedadas no olho involuntárias nas lutas e fraturas nas mãos dos atletas.
Através de um bate-papo com a imprensa no formato de ‘scrum’, que contou com a participação da equipe de reportagem da Ag Fight, Jon Jones celebrou a troca feita pela organização para o UFC 309. Isso porque, sem lutar desde março de 2023, o campeão peso-pesado ainda não teve a oportunidade de testar na prática o novo equipamento lançado em junho deste ano. E, ao que parece, nem na teoria o material foi aprovado por ‘Bones’.
“Coloquei as luvas novas algumas vezes e, cara, elas são muito desconfortáveis. Elas são muito menores do que a luva original. Eu era um dois X na luva original e sou um três X na luva nova. E a curva natural é estranha. Então, Hunter (Campbell, dirigente do UFC) me ligou alguns dias atrás e me disse que ele ia colocar todo mundo do card de volta à luva original. E eu fiquei muito grato. A maioria dos caras neste card são veteranos, e todos estamos acostumados a uma certa sensação e para nos dar novamente todo esse sentimento, sou muito grato por isso”, contou Jones.
Pedido de Jon Jones?
A notícia repercutiu bastante nas redes sociais e alguns fãs – de forma debochada – sugeriram que a mudança pudesse ter sido motivada por um pedido especial de Jon Jones. Isso porque o campeão ficou marcado na sua carreira por aplicar dedadas ilegais nos olhos de seus oponentes com uma frequência tão alta que muitos passaram a questionar se ‘Bones’ se utilizava do artifício de forma intencional.
E, curiosamente, um dos motivos alegados pelo UFC para a implementação da nova luva foi tentar diminuir este tipo de infração. No entanto, ao ser questionado se a mudança promovida pela entidade seria uma resposta a um pedido feito por ele, Jones negou veementemente que este tenha sido o caso.
“Não, não, esse não foi um pedido meu. Não, isso era uma notícia totalmente nova para mim há poucos dias. Estou feliz que ele me ligou com isso porque foi um alívio”, afirmou o campeão.
Volta dos nocautes?
Outro fator apontado como possível razão por trás da volta das luvas antigas do UFC foi a diminuição no percentual de nocautes vista na organização depois que o novo equipamento passou a entrar em uso. Apesar da correlação entre as novas luvas e o menor número de nocautes ter sido descartada por Dana White, a mudança – principalmente se for definitiva – pode significar que a alta cúpula do Ultimate deu o braço a torcer e reconheceu a falha na confecção do novo material de proteção das mãos dos lutadores.
Penúltimo card numerado do Ultimate na temporada 2024, o UFC 309 terá como atração principal a disputa entre Jon Jones e Stipe Miocic, pelo cinturão linear dos pesados. Já no co-main event, o brasileiro Charles Do Bronx, ex-campeão peso-leve (70 kg), enfrentará novamente Michael Chandler, rival que o atleta da ‘Chute Boxe Diego Lima’ já nocauteou no passado.