Siga-nos
Alex Pereira responde jornalista durante coletiva de imprensa do UFC 320 em Las Vegas (EUA)
Alex Poatan é ex-campeão peso-médio e atual dono do cinturão meio-pesado do UFC - Alejandro Salazar/PxImages

UFC

Joaquin Buckley alega que Alex Poatan recusou enfrentá-lo no UFC

Ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual detentor do cinturão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira se consolidou como uma das maiores estrelas da companhia. Para além das conquistas dentro do octógono mais famoso do mundo, o striker paulista também ganhou o respeito da comunidade do MMA ao se mostrar sempre disposto a entrar em ação, independentemente da situação – muitas vezes, inclusive, ‘salvando’ o Ultimate ao aceitar uma luta de última hora. Mas, aparentemente, ‘Poatan’ também já disse ‘não’ para organização presidida por Dana White.

Pelo menos é isso que garante Joaquin Buckley. Em um vídeo publicado no seu próprio canal do ‘Youtube’, o lutador americano alegou que chegou a ser cogitado como possível adversário de Alex Poatan, mas o camp do brasileiro teria recusado a oferta. Ainda de acordo com ‘New Mansa’, essa suposta negociação para uma luta entre eles teria acontecido no início da trajetória do ex-kickboxer no UFC, mais especificamente em 2022.

Segundo o relato do atleta norte-americano, a oferta para medir forças com Poatan teria vindo após Abdul Razak Alhassan, com quem Buckley originalmente lutaria, se lesionar. Depois de receber a notícia do seu empresário na época, que o desaconselhou a aceitar o combate, Joaquin alega que aceitou a disputa contra o então novato Alex Pereira, que vinha de uma estreia vitoriosa no Ultimate contra Andreas Michailidis.

“Antes dele (empresário) me falar o nome, eu já tinha no meu coração, e falei: ‘É o Alex Pereira?’. Ele disse: ‘Como você sabe?’. Eu disse (para meu treinador): ‘Veja bem, eu sou casca grossa. Independentemente do que vamos fazer, eu tenho que comer’. Ele disse: ‘Vamos fazer isso, então’. Então, eu liguei de volta para o Brian (empresário) e disse: ‘Estou dentro’, e ele falou: ‘Tenho boas e más notícias. A boa notícia é que você ganhou moral com a promoção por aceitar essa luta’ – porque ninguém queria enfrentar esse cara na época. E ele disse: ‘Mas a má notícia é que ele não vai poder aceitar a luta porque o treinador ou ele mesmo disse que não estaria pronto a tempo'”, recordou Buckley.

No final das contas, Buckley encarou seu adversário original, Abdul Razak Alhassan. Só que ao invés dos dois se enfrentarem em janeiro de 2022, como estava previsto inicialmente, o confronto entre eles precisou ser adiado em um mês, para o card do UFC Vegas 48. Na ocasião, Joaquin venceu o duelo por decisão dividida dos juízes.

História real?

Por mais que a história contada por Joaquin Buckley tenha algum fundo de verdade, é difícil acreditar que um lutador como Alex Poatan, que sempre se mostrou disposto a aceitar qualquer tipo de desafio desde que estreou no UFC, diria ‘não’ para um duelo contra ‘New Mansa’. Essa característica, por sinal, fez com que o striker paulista cortasse caminho rumo ao estrelato no maior evento de MMA do planeta após deixar para trás uma carreira de sucesso no kickboxing, onde foi bicampeão do ‘Glory’.

Além disso, Poatan quebrou recordes no Ultimate – como o de menor período de tempo para conquistar dois títulos em divisões diferentes na organização e menor período de tempo para fazer três defesas de título consecutivas. Marcas estas que só estiveram ao seu alcance pela sua alta frequência de apresentações no octógono – algumas vezes aceitando combates sem tempo de preparação considerado adequado.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC