UFC

Joanna Jedrzejczyk explica decisão de se aposentar: “É hora de aproveitar a vida”

Campeã mais dominante da história do peso-palha (52 kg) no UFC, sendo até hoje a recordista de defesas de título bem-sucedidas na divisão (5), Joanna Jedrzejczyk colocou um ponto final na sua longa e vitoriosa carreira no sábado (11), após se apresentar pela última vez no octógono mais famoso do mundo, na edição de número 275, realizada em Cingapura. Durante a coletiva de imprensa pós-show, a polonesa – ainda bastante emocionada – explicou as razões que a levaram a tomar tal decisão.

No evento, a ex-campeã peso-palha retornava após um hiato de dois anos na carreira, no que parecia ser o início de uma caminhada por uma nova tentativa de disputar o título da categoria. Pela frente, a polonesa teria Zhang Weili, com quem protagonizou a ‘Luta do Ano’ em 2020. Mas, apesar da torcida dos fãs, Joanna não foi capaz de segurar o ímpeto da lutadora chinesa e vingar a derrota sofrida na primeira luta entre elas, sendo nocauteada no segundo assalto da revanche.

Logo após o término do confronto, ainda no octógono, Joanna anunciou sua aposentadoria ao ser entrevistada por Daniel Cormier para a transmissão oficial do UFC. A polonesa citou a vontade de ser mãe e de focar nos seus negócios fora do cage como pontos fundamentais na sua tomada de decisão. Já na coletiva pós-show, Jedrzejczyk confirmou o que havia dito e acrescentou que pretende aproveitar a vida por completo após dedicar tantos anos às artes marciais.

“Não, foi apenas no momento, mas eu tinha isso na cabeça. Talvez teve um dia, talvez um ano atrás, se algo acontecesse, eu me aposentaria porque eu estou nesse negócio nos últimos 19 anos. Muito investimento por minha parte. É hora de aproveitar completamente minha vida. Eu encaro tanta coisa e, honestamente, eu não tive tempo para pensar sobre quão grande meu legado é. Eu trabalho duro e sempre me dediquei. Eu dou o máximo que posso e recebo o máximo que posso da mesma forma, mas agora é hora de desfrutar plenamente”, declarou Joanna.

Aos 34 anos, Joanna Jedrzejczyk deixa o MMA com um cartel 16 vitórias e cinco derrotas, sendo que apenas o revés sofrido para Zhang Weili no último sábado não envolveu uma disputa de título. A polonesa reinou absoluta na divisão dos palhas entre março de 2015 e novembro de 2017, somando cinco defesas de cinturão bem-sucedidas. Antes de se dedicar exclusivamente ao MMA, a europeia teve uma carreira de sucesso também no muay thai e no kickboxing.

Matérias Recentes

À la Poatan, Deiveson pode se aproximar de bicampeonato com vitória no UFC China

Neste sábado (23), Deiveson Figueiredo faz a luta principal do UFC China em um duelo…

22/11/2024

Saiba como assistir o UFC China, evento com Deiveson Figueiredo na luta principal

Deiveson Figueiredo terá mais um compromisso de extrema importância na carreira. Neste sábado (23), o…

22/11/2024

Sensação do UFC, Carlos Prates abre o jogo sobre infância turbulenta: “Perdi amigos para o crime”

Em menos de um ano e com somente quatro lutas disputadas na organização, Carlos Prates…

22/11/2024

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024