UFC

Joanderson ‘Tubarão’ vence luta que não acabou e assina contrato com o UFC

Realizado nesta terça-feira (31) nas dependências do UFC Apex, em Las Vegas (EUA), o primeiro episódio da quinta temporada do ‘Contender Series’ contou com belas apresentações em um card que contou com a presença de três brasileiros. No entanto, apenas um deles foi contratado esta noite – e após muita confusão.

Na terceira luta do show, o duelo entre os brasileiros Diego Lopes e Joanderson ‘Tubarão’ foi movimentado desde o início. Clássico embate entre um grappler e um striker, o confronto não chegou ao final dos três assaltos porque um golpe ilegal aplicado pelo atleta da Chute Boxe impediu que seu rival continuasse na disputa.

Porém, as regras definiram que a pontuação dos jurados definiria o vencedor, e ‘Tubarão’ não apenas venceu, como convenceu Dana White de que ele merecia o contrato com a maior organização de MMA do mundo. Para completar a lista dos novos atletas do UFCm outros quatro nomes.

Azamat Murzakanov, que nocauteou o brasileiro Matheus Scheffel no 1º round, AJ Fletcher, que nocauteou Leonardo Damiani no 1º round, e Victor Altamirano e Carlos Candelario também foram contratados. A curiosidade fica pelo fato de que Carlos foi derrotado por Victor por decisão dividida. Como a luta agradou o presidente do show, ambos assinaram o contrato – fato inédito no programa.

A luta que ‘não acabou’

Tubarão surpreendeu e arriscou uma joelhada voadora nos segundos iniciais. Na sequência, uma queda garantiu a emoção que tomou conta dos primeiros cinco minutos. Agressivo, o atleta da Chute Boxe investiu em pesado ground and pound que machucou o rival, mas que abriu brecha para uma justa chave de braço que quase abreviou a disputa. Tubarão 10 x 9 Lopes.

Com o ritmo mais cadenciado entre os pesos-penas (66 kg), os lutadores trocaram golpes em pé e o especialista em jiu-jitsu mostrou desenvoltura ao variar cruzados no corpo com diretos no rosto. Talvez por isso, Joanderson voltou a derrubar e castigar por cima, embora também tenha gastado energia para se livrar de uma guilhotina e de uma chave de joelho. Tubarão 20 x 18 Lopez.

No início do terceiro assalto, a disputa foi abreviada em meros 12 segundos. Uma dedada no olho aplicada por Joanderson deixou Diego sem condições de luta. Desta forma, como a disputa já tinha passado da metade, os árbitros tiveram que decidir o resultado pela pontuação das papeletas. E foi aí que a matemática entrou em ação.

Como o último assalto praticamente não existiu, um 10-10 seria aplicado. No entanto, Tubarão foi penalizado em um ponto, garantindo automaticamente a vitória parcial para Lopes, o que não impediu o resultado a favor do lutador da Chute Boxe. Tubarão 29 x 28 Lopez.

Acompanhe os resultados do Contender Series:

Azamat Murzakanov nocauteou Matheus Scheffel no 1º round;
Joanderson ‘Tubarão’ venceu Diego Lopes por decisão unânime;
Victor Altamirano venceu Carlos Candelario por decisão dividida;
AJ Fletcher nocautoeu Leonardo Damiani no 1º round.

Matérias Recentes

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026

Ex-campeão do UFC alerta Poatan sobre riscos em duelo contra Chimaev

A possibilidade de um confronto entre Alex Pereira e Khamzat Chimaev segue gerando debates nos…

30/01/2026