Apontado pelo próprio UFC como o vencedor da categoria ‘Virada do Ano’ em 2025, pela sua vitória por nocaute sobre Khalil Rountree Jr, em outubro, na edição de número 320, o lutador tcheco Jiri Prochazka não ficou totalmente satisfeito com a conquista. Através do seu perfil oficial no ‘X’ (antigo Twitter), o ex-campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate agradeceu a nomeação, mas contestou os critérios adotados para enquadrar seu triunfo nesta categoria específica do prêmio.
Isso porque, na visão de Prochazka, sua vitória sobre Rountree no UFC 320 não pode ser considerada uma ‘virada’, já que teria dominado seu rival antes do desfecho por nocaute. A avaliação do ‘Samurai’ tcheco, no entanto, não condiz com a dos três juízes laterais que estavam atuando na pontuação da luta no dia 4 de outubro, em Las Vegas (EUA).
De acordo com os cartões de pontuação divulgados pelo próprio Ultimate após o término do confronto, Khalil Rountree Jr levava vantagem sobre Jiri Prochazka até ser nocauteado no terceiro round. Na avaliação dos juízes Derek Cleary, Sal D’Amato e Clemens Werner, o atleta norte-americano havia vencido os dois primeiros assaltos contra o lutador europeu.
“Agradeço e mais uma coisa. Não foi uma virada. Eu assisti essa (luta) dois dias atrás e aqui está meu resultado. Eu controlei meu oponente a luta toda. Mesmo que ele tenha tido sucesso muitas vezes com suas técnicas, eu controlei a distância, o ritmo e a precisão dos golpes. Agora é hora de dar um passo à frente e mostrar isso. VAMOSPORAQUELA (COROA)”, rebateu Jiri (veja abaixo ou clique aqui).
Luta pelo título?
Ex-campeão e atual primeiro colocado no ranking meio-pesado do UFC, Jiri Prochazka pode ter se credenciado para uma nova disputa pelo cinturão da categoria justamente com a vitória – de virada ou não – sobre Khalil Rountree Jr, em outubro do ano passado. Agora resta saber se o tcheco – um dos favoritos ao ‘title shot’ – enfrentará o atual detentor do título, o brasileiro Alex ‘Poatan’, que já o derrotou em duas oportunidades, ou um novo rival, provavelmente o neozelandês Carlos Ulberg, caso o striker paulista abdique da cinta e suba para os pesos-pesados, como vem sendo especulado.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok