UFC

Jiri Prochazka afirma que Alex Poatan utiliza fator espiritual para lutar no UFC

Neste sábado (29), em Las Vegas (EUA), Jiri Prochazka vai enfrentar Alex Pereira pela segunda vez na carreira e busca vingança e reconquistar o cinturão dos meio-pesados (93 kg) do UFC. É bem verdade que o tcheco não costuma apelar para o ‘trash talk’ antes de suas lutas, mas, próximo da revanche, apimenta a rivalidade com o algoz ao fazer uma afirmação polêmica.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Prochazka aponta que ‘Poatan’ se fortalece no UFC ao apostar no xamanismo, ou seja, um conjunto de práticas ancestrais, cujo objetivo é estabelecer contato com o mundo espiritual. Vale destacar que o brasileiro constantemente expressa orgulho de sua origem indígena.

Não à toa, Alex exalta tal cultura em entrevistas, pintando o rosto e utilizando acessórios tribais na pesagem cerimonial antes de suas lutas. Sendo assim, Prochazka questionou se o brasileiro teria o mesmo sucesso no UFC sem ‘apelar’ para o ‘poder’ da tradição indígena e defendeu que sua abordagem ‘humana’ pode ser mais efetiva.

“Eu vi como ele trabalhou contra Hill e depois da luta. Não quero que soe mal, mas acho que ele acredita muito na ajuda de coisas espirituais e não pode lutar sem isso. Quero manter isso apenas no desempenho esportivo, puro, homem contra homem. Acho que ele não sabe lutar sem isso, porque usa essas coisas o tempo todo. Todos sabem que ele está trabalhando com alguns xamãs de sua cidade e que acredita na ajuda espiritual. Também acredito, mas acredito mais no melhor desempenho aqui e agora. Sem magia. Veremos se Alex ainda trabalha assim, porque tem funcionado”, declarou Jiri.

Registro de Prochazka no MMA

Jiri Prochazka, de 31 anos, protagonizou uma ascensão meteórica no UFC. O tcheco estreou pela companhia em 2020 e se tornou campeão dos meio-pesados em 2022. Pela organização, ‘Denisa’ nocauteou Aleksandar Rakic, Volkan Oezdemir, Dominick Reyes e finalizou Glover Teixeira. No Rizin FF, o lutador também conquistou o cinturão da categoria e nocauteou Bruno Cappelozza, Muhammed ‘King Mo’ Lawal e Vadim Nemkov.

Matérias Recentes

Vinícius LokDog abre o jogo sobre dificuldade às vésperas do UFC Vegas 113

Às vésperas de mais um compromisso no UFC, Vinícius ‘LokDog’ abriu o jogo sobre um…

04/02/2026

Kamaru Usman questiona performance de Diego Lopes no UFC 325: “Mudou seu estilo de luta”

Antes de entrar em ação no UFC 325, no último sábado (31), Diego Lopes prometeu…

04/02/2026

Ian Machado Garry provoca Shavkat Rakhmonov após nova cirurgia; veja

A rivalidade entre Ian Machado Garry e Shavkat Rakhmonov ganhou um novo capítulo fora do…

04/02/2026

Retorno ameaçado? Jon Jones revela problema de artrite e possibilidade de uso de prótese

Uma declaração do lutador considerado o melhor de todos os tempos do MMA pegou os…

04/02/2026

Exemplo! Carlos Prates dá lição de respeito ao recusar provocação envolvendo esposa de Ian Garry

Durante uma sessão de perguntas e respostas com fãs no UFC 325, uma atitude de…

04/02/2026

Jean Silva decreta fim da amizade com Maurício Ruffy: “Quero distância dele”

Na última semana, um assunto inusitado dominou a comunidade do MMA brasileiro: o fato de…

04/02/2026