Depois de superar Josiane Nunes em agosto e conquistar sua segunda vitória em duas lutas no Ultimate, Jacqueline Cavalcanti aceitou, com apenas duas semanas de antecedência, substituir a veterana Germaine de Randamie no card do UFC Paris, neste sábado (28). E a arriscada aposta da brasileira naturalizada portuguesa deu certo. Em uma revanche contra a francesa Nora Cornolle, a qual já havia derrotado no início da carreira, ‘Jacque’ saiu mais uma vez vitoriosa do octógono mais famoso do mundo, apenas um mês depois de seu último combate.
A conquista da promessa do peso-galo (61 kg) feminino do UFC veio na decisão dividida os juízes. Nas papeletas, os jurados Sal D’Amato e Anders Ohlsson viram vitória da brasileira por 29 a 28, enquanto Mongi Zitouni avaliou que a lutadora francesa fez o suficiente para superar Cavalcanti, também por 29 a 28. Agora, ‘Jacque’ soma oito triunfos – três deles no Ultimate – e apenas uma derrota na carreira.
A luta
Depois de um começo de muito estudo da distância por parte das duas lutadoras, a francesa surpreendeu e buscou a luta agarrada. Com o controle da cintura, Nora aplicou una bela queda e chegou à montada. Porém, a brasileira soube se defender bem e com um ‘upa’ inverteu a posição, levantando na sequência e levando o combate para a trocação novamente nos segundos finais.
Jacqueline voltou para o segundo assalto com mais senso de urgência. Mais uma vez dominando o centro do cage, a brasileira controlou melhor a distância e encurralou sua adversária na grade. Com golpes precisos, Cavalcanti chegou a balançar sua rival, que caiu em ‘flashdown’, mas conseguiu se recuperar. Pior em pé, Cornolle buscou novamente a luta agarrada e, mesmo sem ser muito efetiva, conseguiu travar o ímpeto de Jacque.
Visivelmente mais inteira fisicamente do que sua adversária, Jacqueline manteve o bom ritmo de luta no terceiro round. Com combinações precisas de golpes, principalmente de socos, a brasileira pressionou e não deu espaço para a francesa, que parecia não encontrar respostas para o jogo de Cavalcanti.
Confira os resultados do UFC Paris:
Jacqueline Cavalcanti venceu Nora Cornolle por decisão dividida dos juízes;
Chris Duncan venceu Bolaji Oki por finalização.
Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.