Para parte dos fãs, a rivalidade entre Alex Pereira e Israel Adesanya, que originou quatro lutas, se tornou uma das mais marcantes na história dos esportes de combate. Mas, o nigeriano, vencedor do último duelo realizado em 2023, na Flórida (EUA), indica que as aparências enganam, ou seja, que a relação com o brasileiro não é hostil como muitos pensam.
É bem verdade que, no pré-luta, Adesanya e ‘Poatan’ se provocam para valer e, no ringue ou no octógono, protagonizam confrontos épicos. Contudo, de acordo com o ex-campeão do peso-médio (84 kg) do UFC, a rivalidade com o líder dos meio-pesados (93 kg) da liga existe apenas em âmbito profissional. Tanto que o nigeriano faz questão de exaltar seu principal antagonista nos esportes de combate. Inclusive, essa não foi a primeira vez que o atleta expressou seu respeito pelo brasileiro.
“Eu gosto do Poatan. São os Poatards (fãs de Poatan). Eles são…, como sempre. Respeito Poatan. Ele é um lutador especial, é um ser humano especial. O que ele fez nesse jogo, na luta e na vida também, sempre o respeitarei. Sou grato por esses momentos porque, para mim, me ensinaram muito sobre mim e até onde posso ir”, declarou o ex-campeão do UFC, em entrevista ao canal do ‘YouTube’ ‘MightyCast’.
Registro de Adesanya no MMA
Israel Adesanya, de 34 anos, é um dos maiores e melhores lutadores de MMA da atualidade. O ex-campeão do peso-médio estreou no UFC em 2018 e defendeu o título da categoria em cinco oportunidades. No esporte, o nigeriano construiu um cartel composto por 24 vitórias e três derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Alex ‘Poatan’, Anderson Silva, Brad Tavares, Derek Brunson, Jared Cannonier, Kelvin Gastelum, Marvin Vettori (duas vezes), Paulo ‘Borrachinha’, Robert Whittaker (duas vezes) e Yoel Romero.