Neste sábado (11), na Austrália (EUA), Islam Makhachev protagoniza junto com Alexander Volkanovski uma superluta entre campeões do UFC e esbanja confiança para o aguardado e importante compromisso. Na edição de número 284, o detentor do cinturão do peso-leve (70 kg) coloca o objeto mais valioso da categoria em jogo pela primeira vez contra o rei do peso-pena (66 kg), na casa do adversário, e promete impressionar no octógono, vencendo de maneira não usual.
Dono de 11 vitórias seguidas no peso-leve do UFC, Makhachev revela que seu desejo é nocautear Volkanovski. E o posicionamento do campeão da categoria surpreende, já que ele é conhecido no MMA justamente por sua qualidade no grappling, dominando os oponentes na base das quedas e os controlando no solo. Além disso, Islam venceu 23 lutas, mas apenas quatro foram por nocaute. De qualquer forma, o amigo de Khabib Nurmagomedov confia em sua evolução na trocação para conseguir tal feito. De acordo com o russo, a diferença de porte físico e força entre eles, uma vez que o australiano sobe de divisão para enfrentá-lo, vai ser um obstáculo tremendo para o mesmo lidar.
“Honestamente, quero nocauteá-lo. Todo mundo diz, ‘Makhachev é um grappler, um wrestler’. Mas quero mostrar para as pessoas a minha trocação. Ele é um cara baixinho e realmente acredito que posso nocauteá-lo. Essa não é a área dele. Sou de outra divisão. Não é o mesmo poder, não é a mesma coisa e ele vai entender isso. Mas ele quer tentar. O que ele vai perder? Ele tentou, entrou na categoria, quis ganhar dinheiro, mas essa não é a área dele”, declarou o campeão do UFC, em entrevista à ‘ESPN’ americana.
Islam Makhachev, de 31 anos, se consolidou como o melhor lutador do peso-leve do UFC. Atualmente, o russo é o campeão da categoria, segundo colocado no ranking peso-por-peso da companhia e possui 11 vitórias seguidas. Em sua trajetória na empresa, o atleta foi apontado por parte da comunidade do MMA como uma espécie de novo Khabib Nurmagomedov, seu amigo, por conta do estilo de luta e dominância no octógono. Seus triunfos mais importantes foram sobre Arman Tsarukyan, Bobby Green, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.