Siga-nos
Islam Makhachev posa com dois cinturões no UFC 322
Makhachev é o atual detentor do cinturão meio-médio do UFC - Louis Grasse/PxImages

UFC

Islam Makhachev rejeita luta em janeiro e projeta volta ao UFC após o Ramadã

Coroado como novo campeão meio-médio (77 kg) do UFC, em novembro, Islam Makhachev parece já ter definido quando fará sua primeira defesa de título na categoria. Em entrevista ao canal ‘Ushatayka’, o atleta do Daguestão (RUS) projetou seu retorno ao octógono mais famoso do mundo para depois do Ramadã – período sagrado para os muçulmanos que, dentre outras coisas, consiste no jejum total do nascer ao pôr do Sol.

Em 2026, o Ramadã terá início no dia 18 de fevereiro e termina no dia 20 de março. Portanto, o campeão estaria à disposição a partir de abril, como o próprio confirmou. Inclusive, Makhachev também revelou que chegou a recusar uma oferta de luta feita pelo UFC para janeiro, justamente por não coincidir com o seu planejamento.

“Ainda não sei (quando é a próxima luta), mas me ofereceram uma luta em janeiro. Janeiro é impossível porque eu já teria que estar em camp por três meses e eles me chamaram em dezembro. Foi tipo: ‘Você vai lutar em janeiro’. Eu disse que já era tarde demais. Eu precisaria partir para o camp e estar pronto para janeiro. Disse que definitivamente não lutaria em janeiro. Acho que vai ser depois do Ramadã, com certeza. Abril, maio, junho. Se eles quiserem esperar e colocar na Casa Branca, eu espero. Se não, eu posso lutar antes”, afirmou Islam.

Quem será o próximo adversário de Makhachev?

Ainda de acordo com Makhachev, o UFC não teria revelado o nome do adversário que o enfrentaria em janeiro, mas suas suspeitas recaem sobre o equatoriano Michael Morales, número quatro do ranking até 77 kg da organização. A escolha do sul-americano como primeiro desafiante ao título do russo, caso se confirme, não deve agradar em cheio o campeão, que já expressou sua preferência por uma disputa contra o nigeriano Kamaru Usman.

“Eles não me disseram o nome. Mas, honestamente, acredito que era (Michael) Morales. Eles não disseram o nome, só perguntaram se eu lutaria em janeiro. (…) Não acho que era o Kamaru Usman. É só meu palpite, não sei ao certo, nem meu empresário”, concluiu.

Ex-campeão peso-leve (70 kg) do Ultimate, Islam Makhachev estreou com o pé direito na divisão dos meio-médios, após abdicar do cinturão até 70 kg para buscar um segundo título na entidade. No último dia 15 de novembro, pelo card do UFC 322, em Nova York (EUA), o pupilo de Khabib Nurmagomedov derrotou o australiano Jack Della Maddalena e assumiu o trono até 77 kg da liga.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC