Ex-campeão peso-médio (84 kg) e atual dono do cinturão meio-pesado (93 kg) do UFC, o brasileiro Alex Pereira se consolidou como um dos principais atletas do MMA mundial na atualidade. Porém, mesmo diante da trajetória de sucesso e conquistas do striker paulista, ainda há quem questione o status de ‘Poatan’ dentro da elite da modalidade.
O russo Islam Makhachev, por exemplo, não acha que Alex Poatan já fez o suficiente para integrar o top 5 do ranking peso-por-peso do UFC. Recentemente, o ex-campeão peso-leve (70 kg) e próximo desafiante ao título meio-médio (77 kg) elegeu Alexandre Pantoja, Tom Aspinall, Alexander Volkanovski e Ilia Topuria como seus companheiros na lista que classifica os melhores lutadores do Ultimate independentemente da categoria na qual eles atuam.
Questionado sobre o assunto durante sua participação no media day do UFC 322, evento no qual enfrentará o australiano Jack Della Maddalena pelo título meio-médio, no sábado (15), Makhachev ‘dobrou a aposta’ e manteve sua opinião. Em tom irônico, o número dois da lista afirmou que não existe lugar para Alex Poatan na elite da tabela ‘pound for pound’ do Ultimate.
“Ele (está) perto, mas não temos espaço para ele no (top) 5 (risos)”, brincou Islam.
Número 1 do ranking peso-por-peso?
Uma vitória no sábado, sobre Jack Della Maddalena, no UFC 322, pode levar Islam Makhachev de volta ao topo do ranking peso-por-peso da organização, superando o atual número 1 da lista, o georgiano Ilia Topuria. Caso isto, de fato, ocorra, um duelo entre Makhachev e Topuria, pelo posto de líder da tabela ‘pound for pound’ deve ser promovido pelo Ultimate na temporada 2026.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok