O UFC 308 deste sábado (26) é um dos cards mais aguardados e estrelados da temporada 2024. E dentre os principais astros do evento com sede em Abu Dhabi (EAU), dois destacam-se: Khamzat Chimaev e Ilia Topuria. Protagonistas das lutas principais do show, a dupla não sabe o que é perder dentro do octógono e conta com um ‘hype’ nas alturas. Mas apesar de invictos no MMA profissional, o ‘Lobo’ e ‘El Matador’ terão um verdadeiro teste de fogo pela frente, já que enfrentarão dois ex-campeões da organização.
Na luta principal do evento, Topuria terá pela frente Max Holloway, apontado por boa parte dos fãs e especialistas como um dos maiores, se não o maior, peso-pena (66 kg) da história do UFC. O confronto entre os dois coloca o cinturão da categoria em jogo, que atualmente pertence a Ilia. O georgiano radicado na Espanha chegou ao topo da divisão ao nocautear o também ex-campeão Alexander Volkanovski, em fevereiro deste ano. Diante de ‘Blessed’, ‘El Matador’ busca repetir a façanha neste sábado.
Já no co-main event do show, Chimaev terá a árdua missão de lidar com Robert Whittaker, um dos grandes expoentes dos pesos-médios (84 kg) da história do Ultimate. O confronto, inclusive, promete ser um duelo de estilos: o wrestling de Khamzat contra o caratê do australiano. Além disso, a luta também pode credenciar o vencedor com o almejado ‘title shot’. Atualmente, o cinturão da categoria está sob posse do sul-africano Dricus du Plessis.
Favoritismo e pressão
Além de enfrentarem possivelmente alguns dos maiores testes de suas carreiras, Topuria e Chimaev entram pressionados dado o contexto do UFC 308. Além de terem a responsabilidade de defenderem seus retrospectos irretocáveis nas artes marciais mistas, Ilia e Khamzat despontam como franco favoritos para os embates, o que, de certa forma, coloca uma pressão extra para ambos saírem de Abu Dhabi com o braço erguido. Agora resta saber como a dupla se sairá contra Holloway e Whittaker neste cenário.
Taxa de letalidade
Além de polêmicos com o microfone em mãos, Khamzat e Topuria possuem outra coisa em comum: o estilo de luta agressivo. E isso fica comprovado através dos números. O campeão dos penas venceu 13 de suas 15 lutas no MMA profissional pela via rápida (cinco nocautes e oito finalizações) – uma taxa de letalidade de 86%. Já Chimaev não precisou ir para a decisão dos jurados em 11 de seus 13 combates até então (com seis nocautes e cinco finalizações) – uma taxa de letalidade de 84%.
Noite dos invictos em Abu Dhabi
Curiosamente, o UFC 308 reuniu uma quantidade considerável de atletas invictos. Além de Chimaev e Topuria, outros quatro competidores entrarão em ação para ampliar seus domínios na modalidade. No card principal, Lerone Murphy e Shara Magomedov. Já na parcela preliminar do evento com sede em Abu Dhabi, Rafael Cerqueira e Farid Basharat.