UFC

Invicto no MMA, algoz de Victor Striker no UFC 308 desafia José Aldo: “Gerações colidem”

O evento do UFC 308, do último sábado (26), reuniu seis atletas até então invictos no MMA profissional em ação. Além das estrelas Ilia Topuria e Khamzat Chimaev, o grupo também era formado por Farid Basharat. Escalado para o card preliminar do show, o lutador nascido no Afeganistão e naturalizado inglês dominou e venceu o brasileiro Victor Striker, ampliando seu cartel na modalidade para 13-0. Embalado pela performance apresentada em Abu Dhabi (EAU) e disposto a crescer cada vez mais na categoria dos pesos-galos (61 kg), ‘Ferocious’, como é conhecido, desafiou uma verdadeira lenda do Ultimate para a próxima rodada: José Aldo.

Durante a coletiva de imprensa realizada após o UFC 308, Basharat destacou seu interesse em se testar contra o ‘Rei do Rio’, ex-campeão peso-pena (66 kg) e atual número 11 do ranking até 61 kg. Apesar de exaltar o legado do brasileiro e comentar que acompanha sua carreira desde a infância, Farid, de 27 anos, esbanjou confiança projetando o hipotético confronto, opinando que se considera superior a Aldo na maioria das valências exigidas dentro de uma luta de MMA.

No início de 2025, eu quero o ‘Rei do Rio’, José Aldo. Nós podemos fazer isso no Brasil, EUA, Londres, Arábia Saudita, onde quer que seja. Não importa. Se ele vencer, ele prova que pertence (ao nível) desta nova geração. Se eu vencer, ele me passa a tocha. Veremos. Gerações colidem. Assisto ele desde que tinha 11 ou 12 anos. Acho que é a luta perfeita e que faz sentido. Acho que nesse estágio da minha carreira e no estágio atual da carreira do José, eu levo vantagem na maioria dos lugares. Além da experiência e talvez poder, acho que sou melhor do que ele em todos os lugares”, declarou Basharat.

Alto risco, baixa recompensa?

Caso o combate de alguma forma se concretize, representaria uma situação de alto risco e baixa recompensa para Aldo, já que Basharat é 11 anos mais jovem, sequer figura no top 15, ainda não é popular na empresa e nunca perdeu como profissional. Este tipo de desafio, inclusive, tem se tornado uma sina nas últimas rodadas do Rei do Rio no UFC. Em suas últimas duas aparições, o ‘Campeão do Povo’ mediu forças contra Jonathan Martinez e Mario Bautista que, assim como Farid, são mais jovens e pouco comerciais se comparados ao tamanho do brasileiro nas artes marciais mistas. Há quem destaque que Aldo precisa buscar, daqui para frente, superlutas e embates contra veteranos de sua geração.

Matérias Recentes

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024

Oleksandr Usyk derrota Tyson Fury novamente, mantém títulos mundiais e amplia invencibilidade

Depois de perder sua invencibilidade no boxe profissional para Oleksandr Usyk em maio deste ano,…

21/12/2024

Ex-UFC alerta para uso de coquilha em treino após fraturar o pênis

O uso da coquilha é obrigatório em lutas de MMA. Nos treinos, entretanto, o equipamento…

21/12/2024

Ngannou aponta caminho da vitória para Tyson Fury em revanche contra Usyk

Assim como grande parte do mundo das lutas, Francis Ngannou também estará de olho na…

21/12/2024