Um show grandioso como o UFC 263 precisa ter como luta principal algo marcante e é isso que a organização oferece aos fãs de MMA. No evento que acontece neste sábado (12), no Arizona (EUA), Israel Adesanya e Marvin Vettori se enfrentam pela segunda vez na companhia, em aguardada revanche, válida pelo título do peso-médio (84 kg). Se no primeiro duelo o clima entre os atletas não era amigável, agora, se tornou hostil.
De um lado, Adesanya faz questão de lembrar que levou a melhor sobre o italiano, em luta realizada em 2018. Após o encontro, o nigeriano seguiu sua caminhada no peso-médio, conquistou o cinturão interino, depois o linear e o defendeu duas vezes. Do outro, Vettori, até hoje, lamenta e contesta o resultado do primeiro confronto contra o nigeriano. Na ocasião, ‘The Last Stylebender’ venceu na decisão dividida dos juízes. Motivado para acertar as contas com o desafeto, ‘The Italian Dream’ emplacou uma sequência de cinco vitórias e passou a ocupar o terceiro lugar no ranking da categoria.
Vale lembrar que o UFC oficializou a revanche entre os rivais pelo fato de Robert Whittaker recusar enfrentar Adesanya, pela segunda vez, em junho. Como Vettori, constantemente, pedia para tirar a última derrota de seu cartel a limpo, a companhia o escalou como desafiante do peso-pena. Antes do encontro, de fato, ser marcado, o italiano e o nigeriano trocaram provocações de forma público, mas depois do anúncio da luta, a rivalidade escalonou. Tanto que os os protagonistas da edição de número 263 discutiram em programas ao vivo e, recentemente, na coletiva de imprensa pré-show, com direito a palavrões e insultos.
Para a revanche, Adesanya prometeu vencer o rival novamente, dessa vez, de forma impactante e apostou que vai nocautear no segundo round. Além disso, o nigeriano afirmou que o adversário não mereceu estar na posição de desafiante do peso-médio, mas, ao mesmo tempo, o parabenizou pela coragem de pedir para enfrentá-lo. De acordo com ‘The Last Stylebender’, seu oponente não venceu tantos atletas condecorados. Não satisfeito, o campeão ainda zombou da aparência do desafiante. Já Vettori não ficou atrás no ‘trash talk’. O italiano garantiu vai vingar a derrota para o desafeto o esmagando no octógono. Segundo ‘The Italian Dream’ seu oponente é falso e possui um cartel enganoso, já que alguns de seus triunfos geram discussão.
Na luta em si, Adesanya e Vettori são atletas que possuem estilos diferentes. O campeão do peso-médio do UFC é um striker de elite, dono de uma trocação criativa, precisa e técnica. Assim como nos momentos que antecedem seus embates, o nigeriano também é adepto das provocações no octógono. Já o desafiante até possui bom nível na troca de golpes, mas se destaca pelo grappling. Geralmente, o italiano queda seus oponentes e domina no solo, na base do jiu-jitsu e ‘ground and pound’. Inclusive, para surpreender, o atleta pode repetir a estratégia que Blachowicz usou contra Adesanya, e que impôs ao africano sua primeira derrota no MMA.
Confira abaixo o card completo do UFC 263:
Israel Adesanya vs Marvin Vettori
Deiveson Figueiredo vs Brandon Moreno
Leon Edwards vs Nate Diaz
Demian Maia vs Belal Muhammad
Paul Craig vs Jamahal Hill
Drew Dober vs Brad Riddell
Eryk Anders vs Darren Stewart
Lauren Murphy vs Joanne Calderwood
Movsar Evloev vs Hakeem Dawodu
Pannie Kianzad vs Alexis Davis
Matt Frevola vs Terrance McKinney
Chase Hooper vs Steven Peterson
Fares Ziam vs Luigi Vendramini
Carlos ‘Boi’ vs Jake Collier