UFC

Ilia Topuria revela recusa de Edson Barboza e desafia Brian Ortega para luta no UFC

Uma das maiores promessas do esporte, Ilia Topuria mostra ter conhecimento de que parte da comunidade do MMA espera que ele se torne um grande nome no futuro, mas já se coloca à disposição do UFC para acelerar seu desenvolvimento. Em dezembro, em Las Vegas (EUA), o georgiano impressionou ao finalizar Bryce Mitchell, passou a integrar o top-10 do peso-pena (66 kg) da companhia e já avisou que quer mais.

Em entrevista ao site ‘MMA Fighting’, Topuria revelou que, antes de Mitchell aceitar a luta, três nomes conhecidos do top-15 do peso-pena do UFC recusaram enfrentá-lo, entre eles o veterano Edson Barboza. Confiante por vencer os cinco combates que disputou pela companhia e estar invicto no esporte, ‘El Matador’ se gabou e destacou que os atletas tomaram a decisão certa, pois seriam derrotados, caso o encarassem. Para justificar seu pensamento, Ilia citou Mitchell como um exemplo de lutador que pagou caro pela coragem de topar o duelo.

Como subiu cinco posições no ranking dos penas do UFC e passou a ser o número nove da divisão, Topuria ignorou seus alvos anteriores. Agora, o georgiano manifestou o desejo de encarar o perigoso Brian Ortega, que disputou duas vezes o cinturão da categoria. Ilia reconhece que ‘T-City’ é um atleta de respeito e, por isso, o desafia, pois uma vitória sobre ele pode mudar seu patamar no MMA e aproximá-lo de enfrentar o campeão do peso. Vale pontuar que o americano é um dos lutadores mais empolgantes e temidos até 66 kg, mas está com duas derrotas seguidas.

“Desculpas é o que todos estão dando quando ouvem meu nome. Todos estavam recusando antes da luta contra Bryce Mitchell. Dan Ige, Sodiq Yusuff e Edson Barboza recusaram a luta. Eles sempre têm algum problema, lesões nas costas, problemas com o ego ou não sei o que aconteceu. Ao mesmo tempo, eu os entendo, porque quando você quer se entrar comigo no octógono, você sabe que vai ter problemas de saúde porque vai acabar no hospital. Adoraria focar na minha categoria. Adoraria enfrentar Brian Ortega. Ele nunca recusou uma luta. Agora, quero que meu empresário faça uma oferta ao time dele. É uma luta que faz sentido para ele, porque caso consiga uma vitória contra mim, isso o colocará nas negociações para uma disputa de título e o mesmo vale para mim”, declarou o lutador.

Ilia Topuria, de 25 anos, é um dos lutadores mais promissores no MMA e está invicto, com 13 vitórias, sendo 12 pela via rápida (oito por finalização e quatro por nocaute). O georgiano iniciou sua trajetória no esporte em 2015, estreou no UFC em 2020 e já triunfou cinco vezes pela companhia. Nela, ‘El Matador’ ocupa a nona posição no ranking do peso-pena. Seus principais resultados foram sobre Bryce Mitchell, Damon Jackson, Ryan Hall e Youssef Zalal.

Matérias Recentes

Saiba como assistir ao UFC 325, card liderado por Alexander Volkanovski vs Diego Lopes

Neste sábado (31), o Ultimate retorna à Austrália para promover seu segundo evento da temporada…

31/01/2026

Alex Poatan explica interesse por superluta contra Jon Jones no UFC: “Desafio perfeito”

Depois de fazer história no 'Glory Kickboxing', sendo o primeiro campeão duplo da organização, Alex…

30/01/2026

Nova era? Campeão do UFC revela que pediu conselhos ao Chat GPT antes de disputa de título

As horas que precedem os combates profissionais são cruciais para os lutadores se concentrarem e…

30/01/2026

Encarada tensa! Rafael Fiziev provoca, e Maurício Ruffy responde em silêncio no UFC 325

O clima esquentou durante a encarada após a pesagem cerimonial do UFC 325, realizada nesta…

30/01/2026

Jean Silva cita Ruffy como trunfo e aposta em vitória de Volkanovski contra Diego Lopes

Neste sábado (31), na luta principal do UFC 325, Alexander Volkanovski e Diego Lopes duelam…

30/01/2026

Apavoro! Khamzat Chimaev repreende rival de colega de time após briga; veja

Atual campeão peso-médio (84 kg) do UFC, Khamzat Chimaev ainda não agendou seu próximo compromisso…

30/01/2026