Uma das maiores promessas do MMA, Ilia Topuria impressionou novamente no UFC. Neste sábado (24), na Flórida (EUA), o atleta não tomou conhecimento de Josh Emmett e o castigou na luta principal do evento. De forma irretocável, o jovem lutador venceu por decisão unânime, defendeu sua invencibilidade no esporte e mudou de patamar no peso-pena (66 kg) da organização.
Como venceu Emmett, número cinco na tabela de classificação do peso-pena do UFC, Topuria deve ‘roubar’ o lugar do mesmo na próxima atualização do ranking. Vale pontuar que, antes da luta, o atleta estava na nona posição na categoria. Confiante por vencer mais um combate de forma dominante no octógono, ‘El Matador’ não só expressou o interesse em disputar o título da divisão, como também afirmou ser o lutador certo para destronar o campeão Alexander Volkanovski.
Para parte da comunidade do MMA, Ilia Topuria, de 26 anos, não é mais uma promessa do esporte e sim uma realidade. O atleta iniciou sua aventura na modalidade em 2015 e estreou no UFC em 2020. Em sua carreira, ‘El Matador’, disputou 14 lutas e venceu todas, sendo 12 pela via rápida (oito por finalização e quatro por nocaute). Seus principais triunfos foram sobre Bryce Mitchell, Damon Jackson, Jai Herbert, Josh Emmett e Ryan Hall.
A luta
No primeiro round, Emmett tomou a iniciativa do duelo e apostou em seu poder. Aos poucos, Topuria entrou no combate e, mais técnico, também assustou o adversário com sua força e precisão. Sem temer a reputação de Josh, Ilia apresentou maior volume de golpes. De todo modo, o americano levava perigo ao oponente em seus avanços.
No segundo assalto, Topuria foi ainda mais perigoso. Tanto que, ao receber alguns golpes do adversário, Emmett reagiu mal. É bem verdade que o americano não se entregou, mas sua velocidade e potência não eram as mesmas. Confiante, Topuria aplicou knockdown no veterano, que sobreviveu. Apesar da desvantagem, Emmett desequilibrou o adversário. Ao fim da parcial. Topuria, novamente, ficou perto de nocautear o americano. No terceiro round, Ilia seguiu em cima de Josh e o maltratou com jabs e cruzados. Resistente, Emmett também acertou potentes socos em Topuria, principalmente overhands.
O quarto round se desenvolveu da mesma forma. Topuria mostrava superioridade em pé e também implementou chutes baixos em seu arsenal de golpes. Por sua vez, Emmett seguia apostando em overhands e cruzados, mas com menos frequência. Paciente, Ilia aplicou novo knockdown no veterano e intensificou seu ritmo. Em situação adversa e abalado, Emmett sobreviveu ao castigo de Topuria. No quinto e último assalto, Josh foi para o tudo ou nada e chamou Ilia para a luta. Confiante, Topuria aceitou o convite do americano e logo frustrou sua iniciativa. Em clara vantagem no duelo, Ilia administrou as ações e até quedou um wrestler com facilidade. Ao final dos 25 minutos de luta, ‘El Matador’ venceu por decisão unânime.
Resultados do UFC Jacksonville:
Ilia Topuria venceu Josh Emmett por decisão unânime;
Maycee Barber nocauteou Amanda Ribas no 2º round;
Austen Lane vs Justin Tafa foi declarado ‘no contest’ (sem resultado) devido a uma dedada acidental no olho no 1º round;
David Onama nocauteou Gabriel ‘Mosquitinho’ no 2º round;
Brendan Allen finalizou Bruno ‘Blindado’ no 1º round;
Neil Magny venceu Philip Rowe por decisão dividida;
Randy Brown venceu Wellington Turman por decisão unânime;
Mateusz Rebecki nocauteou Loik Radzhabov no 2º round;
Tabatha Ricci venceu Gillian Robertson por decisão unânime;
Joshua Van venceu Zhalgas Zhumagulov por decisão dividida;
Jose Mariscal venceu Trevor Peek por decisão unânime;
Jack Jenkins venceu Jamall Emmers por decisão dividida;
Sedriques Dumas venceu Cody Brundage por decisão unânime.