Siga-nos
Ian Machado Garry é apresentado antes da luta no UFC 303
Ian Garry é um dos favoritos ao posto de próximo desafiante ao título nos meio-médios do UFC - Louis Grasse/PxImages

UFC

Ian Machado Garry derrota Belal Muhammad no UFC Catar e se aproxima do title shot

No ‘co-main event’ do UFC Catar, neste sábado (22), Ian Machado Garry derrotou Belal Muhammad na decisão unânime dos juízes. Com o triunfo sobre o ex-campeão meio-médio (77 kg) e atual segundo colocado no ranking da categoria, o irlandês ‘brazuca’ – membro da equipe paulista ‘Chute Boxe Diego Lima’ – se consolida como um dos favoritos para receber o próximo ‘title shot’ na divisão até 77 kg do Ultimate.

O jovem de 28 anos, conhecido pelo apelido de ‘The Future’, aproveitou a entrevista pós-luta, ainda dentro do cage, para desafiar o novo campeão da categoria, o russo Islam Makhachev. E o retrospecto de Garry no UFC joga a seu favor. Desde sua estreia na liga, em 2021, o irlandês venceu nove dos dez combates disputados – com sua única derrota vindo pelas mãos do cazaque Shavkat Rakhmonov, em dezembro do ano passado.

A luta

O combate começou eletrizante, com os dois lutadores partindo para cima e Garry levando a melhor na trocação. Depois de uma interrupção por conta de uma dedada involuntária no olho aplicada pelo irlandês, Belal conectou bons socos, mas também sofreu com a diversidade dos ataques do rival.

O início do segundo round seguiu o mesmo panorama da primeira etapa, com Garry acertando bons chutes baixos e pisões na perna esquerda do ex-campeão, enquanto Muhammad tentava compensar o menor volume de ataques com a potência dos socos. Em desvantagem na luta em pé, Belal procurou a luta agarrada para travar o ímpeto do rival e pontuar, mas sem muito sucesso.

Alertado pelo corner da provável desvantagem no placar, Belal voltou com ainda mais senso de urgência para o último round. A postura mais agressiva do americano, no entanto, deixou brechas que o irlandês soube explorar na trocação. Com a defesa de quedas em dia, Garry também frustrou as tentativas do ex-campeão de levar o duelo para o chão.

Confira os resultados do UFC Catar:

Ian Machado Garry venceu Belal Muhammad por decisão unânime dos juízes;
Volkan Oezdemir venceu Alonzo Menifield por nocaute;
Myktybek Orolbai venceu Jack Hermansson por nocaute;
Waldo Cortes Acosta venceu Shamil Gaziev por nocaute;
Kyoji Horiguchi venceu Tagir Ulanbekov por finalização;
Luke Riley venceu Bogdan Grad por nocaute;
Nicolas Dalby venceu Saygid Izagakhmaev por decisão dividida dos juízes;
Asu Almabayev venceu Alex Perez por finalização;
Abdul Rakhman Yakhyaev venceu Raffael Cerqueira por finalização;
Aleksandre Topuria venceu Bekzat Almakhan por decisão unânime dos juízes;
Ismail Naurdiev venceu Ryan Loder por nocaute;
Nurullo Aliev venceu Shem Rock por decisão unânime dos juízes;
Denzel Freeman venceu Marek Bujlo por decisão unânime dos juízes.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC