Renato Carneiro conseguiu o que tanto almejava: atrair a atenção dos seus alvos. No último sábado (28), na luta principal do UFC Paris, o brasileiro ignorou a pressão por lutar em território hostil e castigou Benoit Saint Denis, vencendo por nocaute via interrupção médica. Em seguida, ‘Moicano’ desafiou Dan Hooker e Paddy Pimblett. E, assim como o britânico, o neozelandês mordeu a isca lançada pelo veterano.
Embalado por quatro vitórias seguidas no UFC, Renato zombou de ‘The Hangman’ e o classificou como ‘uma tartaruga em cima de uma árvore’, pois ninguém sabe como o mesmo chegou ao quinto lugar no ranking do peso-leve (70 kg). Mas, apesar do triunfo, o brasileiro, que criticou o governo francês após a luta, voltou a reclamar, indicando que teria que ceder uma parte considerável de sua bolsa por conta da alegada alta taxação de renda vigente no país, popularmente conhecido como imposto.
Sendo assim, Hooker, em sua conta oficial no ‘X’, estranhou a postura de ‘Moicano’ e o acusou de ter recusado enfrentá-lo na Austrália, em agosto. De acordo com o atleta, o brasileiro alegou que não aceitaria o combate devido a taxação dos impostos, mas concordou em enfrentar Saint Denis, na França, tendo o mesmo problema. Vale pontuar que o neozelandês entrou no top-5 dos leves por ter vencido Mateusz Gamrot na última luta.
“Não foi essa sua desculpa para me evitar em Perth?“, escreveu o atleta.
Resposta de ‘Moicano’
Ao tomar conhecimento da acusação de Hooker, o brasileiro pontuou que não teria como recusar o confronto, sendo que o UFC não lhe procurou. Tanto que ‘Moicano’, número 11 no ranking do peso-leve e vivendo grande fase no MMA, aproveitou para reforçar o interesse em enfrentar o neozelandês, intensificando assim a rivalidade. Agora, o especialista em jiu-jitsu, buscando se aproximar do topo da categoria, propõe que a possível luta entre eles defina o próximo desafiante ao cinturão e encerre a atual temporada com chave de ouro.
“Eles não ofereceram a luta, mas é um problema fácil de resolver. Eliminatória pelo título em Las Vegas, em dezembro“, escreveu o veterano em sua conta oficial no ‘X’.
Registro de ‘Moicano’ no MMA
Renato Carneiro, de 35 anos, é um dos principais lutadores brasileiros no peso-leve do UFC. Atualmente, o atleta ocupa a 11ª posição no ranking da categoria. No MMA desde 2010, ‘Moicano’ construiu um cartel composto por 20 vitórias, cinco derrotas e um empate. Seus principais triunfos foram sobre Benoit Saint Denis, Calvin Kattar, Cub Swanson, Drew Dober, Jalin Turner e Jeremy Stephens.