Em outubro, em Abu Dhabi (EAU), Max Holloway sofreu uma dura derrota. Ao tentar reconquistar o título do peso-pena (66 kg) do UFC, o havaiano foi nocauteado pelo campeão Ilia Topuria no terceiro round. Mas se enganou quem pensou que ‘Blessed’ ficou abalado com o revés. Pelo contrário, o atleta garantiu estar motivado para não só se recuperar, como também ampliar seu legado no MMA e mencionou Alex Pereira como inspiração.
Com a derrota, Holloway aproveitou o momento para refletir e anunciou sua migração do peso-pena para o peso-leve (70 kg) em busca de lutas valiosas contra grandes nomes do MMA e de conquistar o segundo cinturão em uma categoria diferente do UFC. Logo o olhar do ex-campeão dos penas para o brasileiro se explica.
Em 2023, Alex foi nocauteado por Israel Adesanya no peso-médio (84 kg). Na sequência, o atleta encerrou sua trajetória na divisão, migrou para os meio-pesados (93 kg) e se tornou campeão no mesmo ano. Como o brasileiro se recuperou e virou uma força dominante na categoria de cima, Holloway mostrou ter confiança de que pode repetir tal movimento e ter sucesso nos leves.
“Peso-leve, mal posso esperar. Tudo o que sei é que vimos Alex ser nocauteado, certo? Na próxima luta, ele lutou pela posição de desafiante número um, lutou pelo cinturão e está fazendo um reinado espetacular. Vamos imitar isso, vamos fazer isso. Eu me inspiro nisso. Ele é uma fera“, declarou o ex-campeão do UFC em seu canal oficial na plataforma ‘Kick’.
Registro de Holloway no MMA
Max Holloway, de 32 anos, é um dos melhores lutadores do peso-pena da história do MMA. O americano estreou no UFC em 2012, se tornou campeão da categoria em 2017 e conquistou o cinturão ‘BMF’ (atleta mais durão da companhia) em 2024. Atualmente, ‘Blessed’ é o segundo colocado no ranking da categoria.
No esporte desde 2010, Holloway construiu um cartel composto por 26 vitórias e oito derrotas. Seus principais triunfos foram sobre Anthony Pettis, Arnold Allen, Brian Ortega, Calvin Kattar, Charles ‘Do Bronx’, Cub Swanson, Frankie Edgar, José Aldo (duas vezes), Justin Gaethje, Yair Rodríguez e ‘Zumbi Coreano’.