UFC

Histórico! Volkanovski e Makhachev fazem superluta entre campeões no UFC 284

O UFC 284 promete ser um evento especial para os fãs dos esportes de combate. Neste sábado (11), na Austrália, Alexander Volkanovski desafia Islam Makhachev em aguardada superluta entre campeões do peso-pena (66 kg) e do peso-leve (70 kg) da maior organização de MMA do mundo, respectivamente. E o clima entre os protagonistas da festa não é de paz e sim de rivalidade.

De um lado, Volkanovski, invicto no UFC, dominou os penas e, com isso, decidiu se aventurar na categoria de cima em busca do sonho de ser campeão duplo. Para conseguir tal feito, ‘The Great’ conta com o apoio dos fãs locais, já que atua em casa. Do outro, Makhachev, que se tornou líder dos leves em outubro, mal teve tempo de comemorar o triunfo sobre Charles ‘Do Bronx’ e, ainda no octógono, aceitou colocar o título da divisão em jogo pela primeira vez diante do australiano. No atual compromisso, o amigo de Khabib Nurmagomedov, além de tentar defender o cinturão do peso, tem como objetivo se tornar o lutador número um no ranking peso-por-peso da companhia. Atualmente, o russo está em segundo, enquanto Alexander é o líder da seleta tabela de classificação.

O importante embate coloca frente a frente dois profissionais de alto nível e que vivem momento mágico no MMA. Volkanovski tem apenas uma derrota em sua carreira e ela aconteceu em 2013. De lá para cá, o australiano estreou no UFC em 2016 e enfileirou adversários até chegar ao topo do peso-pena, sendo dono de 12 vitórias seguidas, a maior sequência positiva atual na companhia. Pela categoria, ‘The Great’ nocauteou Chad Mendes e Chan Sung Jung, controlou José Aldo, no Brasil, venceu Max Holloway três vezes e castigou Brian Ortega.

Makhachev também impressiona no MMA. Demorou, mas o russo conseguiu justificar a aposta feita por Khabib e deu continuidade ao legado do amigo como campeão do peso-leve do UFC. Na empresa desde 2015, Islam disputou 13 lutas, venceu 12 e perdeu pela primeira e única vez na carreira, em 2015, para Adriano Martins. Atualmente, o atleta possui a segunda maior série invicta da liga, com 11 triunfos. Seus principais resultados positivos foram diante de Arman Tsarukyan, Bobby Green, Charles ‘Do Bronx’, Dan Hooker, Davi Ramos, Drew Dober, Gleison ‘Tibau’ e Thiago Moisés.

O duelo em si é um confronto de estilos. Volkanovski é um atleta completo, com QI de luta elevado, movimentação constante no octógono, condicionamento físico invejável e que se destaca tanto na trocação, quanto no grappling. Inclusive, o australiano revelou que deu ênfase na defesa de quedas na tentativa de impedir a aproximação do adversário. Já Makhachev é um tipo de profissional que possui um plano de jogo simples e o executa em todos os combates. O russo é especialista em grappling e aposta no wrestling para levar os oponentes ao solo e no jiu-jitsu para finalizar ou dominá-los no setor. É bem verdade que Islam evolui na parte em pé e revela o desejo de nocautear ‘The Great’, porém, como não é oriundo da área, a tendência é que seja grappler no embate.

Como Makhachev é maior do que Alexander, aposta que o fator físico é uma vantagem que possui. Confiante, o russo afirma que vai ter o braço levantado pelo árbitro ao final da superluta e que vai impressionar no octógono, vencendo pela via rápida e de forma impactante. No entanto, a confiança também existe do outro lado. ‘The Great’ frisa que o fato de ser menor do que o oponente não o intimida e promete mostrar que tamanho não ganha duelos. Empolgado e disposto a ampliar seu legado no MMA, o australiano avisa que vai se divertir com o sofrimento de Islam em combate, pois a frustração vai ficar estampada em seu rosto quando o plano de jogo falhar. Agora, resta saber qual campeão do UFC vai rir por último e melhor após o confronto.

Confira abaixo o card completo do UFC 284:

Islam Makhachev vs Alexander Volkanovski
Yair Rodríguez vs Josh Emmett
Jack Della Maddalena vs Randy Brown
Justin Tafa vs Parker Porter
Jimmy Crute vs Alonzo Menifield
Tyson Pedro vs Modestas Bukauskas
Joshua Culibao vs Melsik Baghdasaryan
Shannon Ross vs Kleydson Rodrigues
Jamie Mullarkey vs Francisco Prado
Jack Jenkins vs Don Shainis
Loma Lookboonmee vs Elise Reed
Shane Young vs Blake Bilder
Zubaira Tukhugov vs Elves Brenner

Matérias Recentes

Após derrota no UFC Tampa, Colby Covington é eliminado em torneio de poker da WSOP

Colby Covington colecionou derrotas no último final de semana. Depois de ser superado por Joaquin…

19/12/2024

Khabib pede por aposentadoria de lendas do MMA

Em 2020, em Abu Dhabi (EAU), Khabib Nurmagomedov finalizou Justin Gaethje e decidiu se aposentar…

19/12/2024

Com três estreantes, UFC anuncia ‘pacotão’ de brasileiros em ação no primeiro card de 2025

A temporada de 2024 do UFC foi recheada de emoções e grandes momentos para os…

19/12/2024

Beneil Dariush admite que luta contra Moicano no UFC 311 pode definir aposentadoria

No dia 18 de janeiro de 2025, Beneil Dariush deve definir seu futuro nos esportes…

19/12/2024

Em má fase, Adesanya é derrubado em treino e preocupa fãs para luta no UFC; veja

Israel Adesanya já era visto com certa desconfiança pela comunidade do MMA para sua próxima…

18/12/2024

Revanche entre Usyk e Fury terá experimento com Inteligência Artificial como juiz; entenda

Uma das lutas mais aguardadas dos últimos tempos, a revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson…

18/12/2024