Depois de tirar um final de semana de ‘folga’, o UFC volta a promover um evento neste sábado (4), com a edição ‘Vegas 68’, que será liderada pelo duelo de pesos-pesados entre Derrick Lewis e Sergey Spivak. No entanto, a grande atração do show não estará dentro do octógono, mas sim à beira dele, mais precisamente na mesa da equipe de transmissão oficial do Ultimate.
Na segunda-feira (30), a entidade presidida por Dana White anunciou através de comunicado à imprensa que a repórter Laura Sanko fará parte da equipe de comentaristas designada para o UFC Vegas 68. O feito é histórico e marcará apenas a segunda vez – a primeira na ‘era moderna’ da organização – em que uma mulher atuará como uma das analistas da transmissão oficial de um evento do Ultimate.
Antes do anúncio feito pelo Ultimate sobre a presença de Sanko na mesa de transmissão, a única vez em que uma mulher havia sido escalada para comentar um evento do UFC aconteceu na primeira edição do show, realizada em 1993. Na ocasião, a lutadora Kathy Long, conhecida como ‘The Punisher’ e dona de uma carreira de sucesso principalmente no kickboxing, foi uma das responsáveis pelos comentários – ao lado de Jim Brown e Bill Wallace – do torneio, que foi vencido por Royce Gracie.
“Muito obrigado por todo o apoio. Vocês são incríveis. E obrigada ao UFC por essa oportunidade incrível. É realmente uma honra”, agradeceu Laura Sanko em sua conta oficial no ‘Twitter’ (veja abaixo ou clique aqui).
A histórica conquista foi celebrada também por Dana White, presidente do UFC e responsável pela decisão de alçar Laura Sanko ao posto de comentarista da organização. Em declaração divulgada através do comunicado enviado à imprensa, o dirigente elogiou o trabalho feito pela funcionária na companhia e reconheceu seus méritos na promoção recebida.
“Eu não consigo pensar em ninguém melhor para ser a primeira comentarista mulher da era moderna do UFC do que Laura. Ela trabalhou incrivelmente duro para provar a si mesma e chegar a essa posição, e eu não poderia estar mais orgulhoso de tê-la comentando o evento”, declarou Dana White.
Ex-lutadora de MMA – com um cartel de quatro vitórias e uma derrota como amadora -, Laura Sanko fez a transição para o trabalho na comunicação ainda no Invicta FC, onde inclusive fez sua única luta como profissional (vitória). A americana estreou no UFC como repórter em 2016 e, desde então, vinha se destacando na função, atuando também nos eventos do programa ‘Contender Series’.