UFC

Histórico! Dvalishvili bate recorde no UFC e trucida marca anterior

O ritmo intenso, pressão constante e volume ofensivo implementados por Merab Dvalishvili na luta principal do UFC Las Vegas serviram para, além de garantir a vitória por pontos sobre o ex-campeão peso-galo (61 kg) Petr Yan, colocar o nome do georgiano no livro de recordes da organização. E a diferença imposta por ‘The Machine’ em comparação ao recordista anterior é impressionante.

Com 49 tentativas de quedas durante os 25 minutos de combate contra Petr Yan, Merab Dvalishvili se tornou o líder isolado neste quesito em uma única luta na história do UFC. Anteriormente, o recorde pertencia ao ex-campeão peso-pesado Cain Velasquez, com 33 tentativas de levar o confronto para o solo em disputa contra o brasileiro Júnior Cigano.

Curiosamente, o aproveitamento de Dvalishvili não foi dos melhores. Das 49 tentativas, o georgiano só conseguiu derrubar o rival russo em 11 ocasiões, para uma porcentagem de 22% de sucesso, 14% abaixo de sua média no UFC. Mesmo assim, as quase duas tentativas de queda por minuto não deixaram brechas para o ex-campeão respirar no combate, causando cansaço físico e abalo psicológico, já que ‘The Machine’ parecia realmente uma máquina e não apresentou qualquer sinal de desgaste apesar da constante pressão ofensiva exercida por ele.

Outro fator fundamental – e impressionante – para a vitória do georgiano no último sábado foi o alto volume produzido por ele também na trocação, área na qual Petr Yan, em teoria, levaria vantagem. Ao todo foram 202 golpes acertados por Merab durante a disputa, dos quais 147 deles computados como ataques significativos, contra 87 no total do russo, com 75 apontados como significativos.

Com o resultado contra Petr Yan, Merab Dvalishvili soma agora nove vitórias seguidas no UFC e se consolida como um dos principais candidatos ao próximo ‘title shot’ do peso-galo. A questão é que o atual campeão, Aljamain Sterling, é amigo pessoal e parceiro de treinos do georgiano e ambos já descartaram a possibilidade de se enfrentarem no octógono. Resta saber como essa situação será resolvida pelos atletas e pela organização.

Matérias Recentes

Manel Kape faz campanha por disputa de título após brilhar no UFC Vegas 112: “Sou a opção A”

Na noite do último sábado (13), no ‘Apex’, em Las Vegas (EUA), Manel Kape encerrou…

14/12/2025

Campeã! Cris Cyborg finaliza rival australiana e mantém cinturão da PFL

O Ultimate não foi a única organização de MMA a promover seu último evento do…

14/12/2025

Confiante no grappling, Gaethje projeta duelo imprevisível contra Pimblett

Justin Gaethje garantiu que estará preparado caso o duelo contra Paddy Pimblett, marcado para o…

14/12/2025

Confiante! Alexander Volkanovski mira vitória mais fácil sobre Diego Lopes

O campeão peso-pena (66 kg) do UFC, Alexander Volkanovski, afirmou que pretende vencer Diego Lopes…

14/12/2025

Manel Kape nocauteia Brandon Royval e se consolida na corrida pelo cinturão

O angolano Manel Kape foi o grande destaque do UFC Vegas 112 ao nocautear Brandon…

14/12/2025

César Almeida é superado por polonês da Fighting Nerds no UFC Vegas 112

O brasileiro César Almeida foi derrotado pelo polonês Cezary Oleksiejczuk por decisão unânime no UFC…

14/12/2025