UFC

Histórico! Dvalishvili bate recorde no UFC e trucida marca anterior

O ritmo intenso, pressão constante e volume ofensivo implementados por Merab Dvalishvili na luta principal do UFC Las Vegas serviram para, além de garantir a vitória por pontos sobre o ex-campeão peso-galo (61 kg) Petr Yan, colocar o nome do georgiano no livro de recordes da organização. E a diferença imposta por ‘The Machine’ em comparação ao recordista anterior é impressionante.

Com 49 tentativas de quedas durante os 25 minutos de combate contra Petr Yan, Merab Dvalishvili se tornou o líder isolado neste quesito em uma única luta na história do UFC. Anteriormente, o recorde pertencia ao ex-campeão peso-pesado Cain Velasquez, com 33 tentativas de levar o confronto para o solo em disputa contra o brasileiro Júnior Cigano.

Curiosamente, o aproveitamento de Dvalishvili não foi dos melhores. Das 49 tentativas, o georgiano só conseguiu derrubar o rival russo em 11 ocasiões, para uma porcentagem de 22% de sucesso, 14% abaixo de sua média no UFC. Mesmo assim, as quase duas tentativas de queda por minuto não deixaram brechas para o ex-campeão respirar no combate, causando cansaço físico e abalo psicológico, já que ‘The Machine’ parecia realmente uma máquina e não apresentou qualquer sinal de desgaste apesar da constante pressão ofensiva exercida por ele.

Outro fator fundamental – e impressionante – para a vitória do georgiano no último sábado foi o alto volume produzido por ele também na trocação, área na qual Petr Yan, em teoria, levaria vantagem. Ao todo foram 202 golpes acertados por Merab durante a disputa, dos quais 147 deles computados como ataques significativos, contra 87 no total do russo, com 75 apontados como significativos.

Com o resultado contra Petr Yan, Merab Dvalishvili soma agora nove vitórias seguidas no UFC e se consolida como um dos principais candidatos ao próximo ‘title shot’ do peso-galo. A questão é que o atual campeão, Aljamain Sterling, é amigo pessoal e parceiro de treinos do georgiano e ambos já descartaram a possibilidade de se enfrentarem no octógono. Resta saber como essa situação será resolvida pelos atletas e pela organização.

Matérias Recentes

Marcus Buchecha deixa futuro em aberto às vésperas de última luta do contrato com o ONE

Multicampeão mundial de jiu-jitsu e um dos maiores competidores que os tatames já viram, Marcus…

04/11/2024

Israel Adesanya defende Alex Poatan de provocação de fã

Pelo visto, o clima hostil envolvendo Alex Pereira e Israel Adesanya ficou no passado. A…

04/11/2024

Ex-campeão do UFC projeta luta de boxe “muito equilibrada” entre Mike Tyson e Jake Paul

Daqui a pouco mais de uma semana, Mike Tyson e Jake Paul medirão forças no…

04/11/2024

Emocionado, Brendson Ribeiro comemora primeira vitória no UFC: “Realizei meu sonho”

Brendson Ribeiro encerrou a má fase na carreira. No UFC Canadá, evento realizado no último…

04/11/2024

Mike Tyson admite que confundiu Hasbulla com um bebê; entenda

Uma das cenas mais inusitadas do mundo das lutas finalmente foi explicada. No ano passado,…

04/11/2024

Oficial! Max Holloway anuncia subida permanente aos pesos-leves do UFC

No fim de outubro, na luta principal do UFC 308, Max Holloway viveu uma experiência…

04/11/2024