Com a próxima disputa de cinturão na categoria dos pesos-médios (84 kg) marcada para exatamente daqui a uma semana, Jack Hermansson e Sean Strickland entram em ação neste sábado (5), visando se aproximar de uma vaga em uma futura luta pelo título. Atuais sexto e sétimo colocados no ranking da divisão até 84 kg do Ultimate, respectivamente, o sueco e o americano medem forças no combate que lidera o card do UFC Vegas 47.
Depois de vencer quatro combates consecutivos entre 2018 e 2019, sua melhor sequência no Ultimate, Hermansson intercalou vitórias e derrotas em seus mais recentes confrontos, o que atrapalhou sua ascensão rumo ao topo da divisão. Nas últimas quatro lutas, ‘The Joker’ foi superado por Jared Cannonier e Marvin Vettori e venceu Kelvin Gastelum e Edmen Shahbazyan.
Neste sábado, o lutador europeu, especialista no grappling, pode finalmente engatar uma sequência positiva novamente, e retomar sua caminhada em busca de um ‘title shot’. Vale destacar que, caso vença Strikland no UFC Vegas 47 e Israel Adesanya defenda com sucesso seu cinturão peso-médio diante de Robert Whittaker no próximo final de semana, Hermansson será – ao lado de Jared Cannonier – um dos únicos atletas do topo do ranking da categoria que não tiveram a oportunidade de enfrentar o campeão, o que pode ser um trunfo em sua campanha.
Assim como Hermansson, Sean Strickland também faz parte do grupo de tops do peso-médio que ainda não mediram forças com o atual campeão Israel Adesanya. O americano, entretanto, leva vantagem sobre o sueco no que diz respeito ao momento vivido por ambos na organização. Desde que subiu dos meio-médios para a divisão até 84 kg do Ultimate, o excêntrico lutador uma sequência de vitórias significativa. Ao todo, o ‘Tarzan’ soma cinco triunfos consecutivos no octógono mais famoso do mundo.
Outro fator que pode influenciar a caminhada de Strickland rumo a uma disputa de título, seja positivamente ou negativamente, é a personalidade peculiar do americano. Nos últimos tempos, o peso-médio vem ganhando as manchetes dos principais veículos especializados por conta de suas declarações polêmicas.
Há cerca de seis meses, após derrotar Uriah Hall na luta principal do UFC Vegas 33, Strickland chocou a comunidade das lutas ao revelar – durante a coletiva de imprensa pós-show – que possui o desejo de matar um de seus adversários dentro do octógono. Durante o media day do evento deste sábado, o lutador reforçou o discurso e tentou normalizar seu ‘instinto assassino’.
O americano também já se envolveu em episódios polêmicos com a comunidade LGBTQIA+ ao declarar que sentiria como se tivesse falhado como pai caso um de seus filhos fosse gay. O lutador também já integrou um grupo nazista na juventude, mas negou seguir seguir a doutrina racista atualmente, indicando que teria sido influenciado por seu avô no passado.
Todos essas polêmicas, em conjunto com sua sequência de vitórias, fizeram Strickland ganhar a atenção da mídia e dos fãs nos últimos tempos. Resta saber se elas influenciarão de forma positiva ou negativa na sua carreira daqui para frente e o quanto isso pode impactar em uma hipotética decisão do UFC em escalá-lo para uma disputa de título no futuro.
O card do UFC Vegas 47 conta ainda com a presença de dois brasileiros. Os pesos-meio-pesados (93 kg) Jailton ‘Malhadinho’ e Danilo Marques farão um duelo verde-amarelo na porção preliminar do evento.
‘Malhadinho’ fará sua estreia pela organização após se destacar no programa ‘Contender Series’ e garantir um contrato com o Ultimate, com direito a elogios do presidente da liga Dana White. Por sua vez, Danilo vai em busca de recuperação após perder seu último combate, depois de ter vencido suas duas primeiras batalhas no octógono mais famoso do mundo.
Confira o card completo do UFC Vegas 47:
Jack Hermansson vs Sean Strickland
Punahele Soriano vs Nick Maximov
Shavkat Rakhmanov vs Carlston Harris
Sam Alvey vs Brendan Allen
Tresean Gore vs Bryan Battle
Julian Erosa vs Steven Peterson
Miles Johns vs John Castañeda
Hakeem Dawodu vs Michael Trizano
Chidi Njokuani vs Marc-André Barriault
Alexis Davis vs Julija Stoliarenko
Jailton ‘Malhadinho’ vs Danilo Marques
Jason Witt vs Phillip Rowe
Malcolm Gordon vs Denys Bondar