Dentro dos tatames e octógonos, Henry Cejudo se consagrou como um dos atletas mais vitoriosos da história dos esportes de combate. Nesta sexta-feira (3), porém, o lutador foi exaltado por uma marca atingida sobretudo fora dos períodos de competição – mas não menos importante. ‘Triple C’, como é conhecido, foi o primeiro representante a superar a marca de 75 testes no sistema de regulamentação da USADA (agência antidoping americana).
Além de receber a jaqueta comemorativa – tradicionalmente compartilhada com os lutadores que atingem 50 testes limpos -, Cejudo ganhou um broche especial pela marca inédita. Desde os tempos em que era um atleta olímpico até os dias atuais como lutador de MMA profissional, o wrestler já soma 82 testagens bem-sucedidas dentro do sistema da USADA, conforme revelou Jeff Novitzky, vice-presidente de Saúde e Performance do UFC, logo após a pesagem do UFC 285, em Las Vegas (EUA).
O retrospecto exemplar na testagem antidoping também é acompanhado por um currículo desportivo invejável. Em 2008, em Pequim, Cejudo tornou-se campeão olímpico de wrestling. Após migrar para o MMA, o americano manteve o sucesso e conquistou os cinturões peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) do Ultimate de forma simultânea.
Durante a breve cerimônia, acompanhada de perto pela reportagem da Ag Fight (veja abaixo ou clique aqui), Brian Ortega e Derek Brunson também foram homenageados. Estrelas do UFC, os atletas alcançaram 50 testes limpos junto à USADA e, por isso, também receberam a tradicional jaqueta comemorativa.