Ao longo da história do MMA, a Rússia se notabilizou por ser um dos maiores fornecedores de talentos do esporte. Mas, ao que parece, o maior evento do mundo decidiu restringir a contratação de novos lutadores do país que produziu campeões alguns dos campeões mais dominantes da modalidade em todos os tempos, como Fedor Emelianenko, Khabib Nurmagomedov e Islam Makhachev. Pelo menos é o que sugere Demetrious Johnson, membro do Hall da Fama do UFC.
Durante um bate-papo com o também ex-campeão e Hall da Fama do Ultimate Georges St-Pierre, no episódio inaugural do ‘GSP Podcast’, Demetrious Johnson revelou que, segundo os rumores que ouviu, o UFC estaria com receio de acrescentar mais lutadores do Daguestão (RUS), ou da Rússia em geral. O temor da entidade presidida por Dana White, de acordo com ‘Mighty Mouse’, se basearia em um eventual domínio dos atletas russos sobre os demais competidores, o que poderia influenciar negativamente no aspecto comercial da liga.
“Eu ouvi um rumor recentemente que eles (UFC) não estão deixando mais nenhum cara do Daguestão ou russo entrar na organização, porque eles são bons para c***. Porque eles iriam destruir todo mundo”, relatou Demetrious.
Temor justificado?
Atualmente, a Rússia conta com um número de atletas significativamente menor que outros países, como Brasil e Estados Unidos, no plantel o UFC. Mesmo assim, possui dois campeões entre as 12 categorias de peso da organização: Petr Yan e Islam Makhachev – o número é o suficiente para assumir a liderança ao lado dos Estados Unidos.
Onde há fumaça…
Apesar de se tratar de uma especulação e não de uma informação confirmada oficialmente, a suspeita sobre a veracidade do tema se torna mais real a cada novo depoimento. Isso porque esta não foi a primeira vez que uma importante figura do meio levanta a hipótese de um suposto veto a lutadores da Rússia, principalmente os nascidos no Daguestão, dentro do UFC.
Em janeiro deste ano, por exemplo, o ex-campeão peso-galo (61 kg) Merab Dvalishvili afirmou que não faria a aguardada revanche contra Petr Yan no UFC Casa Branca devido a um suposto veto ao rival russo e seus compatriotas para o evento sediado na sede do governo dos EUA. De fato, nenhum lutador da Rússia entrará em ação no card previsto para acontecer no próximo dia 14 de junho, em Washington DC.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok