Siga-nos
georges st-pierre
Diego Ribas/PxImages

UFC

‘GSP’ faz alerta a Chimaev após vitória sobre ‘Durinho’: “Não pode lutar assim no alto nível”

Considerado por muitos como o maior meio-médio (77 kg) de todos os tempos, Georges St-Pierre segue atento aos movimentos da categoria que dominou durante anos no UFC, mesmo após se aposentar definitivamente do esporte. E como não poderia ser diferente, o canadense está observando de perto a rápida ascensão de uma das grandes promessas da divisão nos últimos tempos, o russo naturalizado sueco Khamzat Chimaev.

A nova sensação do UFC manteve sua invencibilidade no MMA ao derrotar o brasileiro Gilbert ‘Durinho’ no último dia 9 de abril, em uma verdadeira batalha de 15 minutos, que premiou os protagonistas com o bônus de ‘luta da noite’ do UFC 273. Mas, apesar de reconhecer o talento e o potencial de Chimaev, St-Pierre fez um alerta ao russo.

Em entrevista ao ‘MMA News’, o ex-campeão dos meio-médios e do peso-médio (84 kg) do UFC questionou a estratégia de ‘Borz’ na luta contra ‘Durinho’, apontando os inúmeros golpes bem-sucedidos conectados pelo brasileiro como uma falha no sistema defensivo e tático do jovem astro da companhia. Na visão de ‘GSP’, Chimaev precisará ter mais cautela e aceitar menos a trocação franca diante dos principais atletas da categoria, se quiser ter sucesso e chegar na disputa pelo título da divisão.

“Eu acho que foi uma grande luta para ele. Ele precisava disso porque passou por todo mundo muito fácil. Você precisa de um pouco de adversidade às vezes e na adversidade você melhora e evolui. (Mas) Não é bom ser atingido na cabeça. Eu gosto de assisti-lo lutar, mas não acho que ele fez a luta mais inteligente. Acho que ele poderia ter facilitado para ele mesmo. Ele está acostumado a passar por cima de todo mundo assim, mas você não pode lutar desse jeito no alto nível. Você precisa se preparar, ter um plano de jogo e se tornar o inimigo perfeito do seu oponente. Você não pode sempre entrar lá e tentar trocar porrada com alguém desse jeito”, analisou Georges St-Pierre.

No UFC desde julho de 2020, Khamzat Chimaev teve uma ascensão meteórica na organização, impulsionado pelas cinco vitórias conquistadas no octógono mais famoso do mundo e também, em parte, por seu carisma e personalidade. Após o triunfo sobre ‘Durinho’, o russo naturalizado sueco já ocupa a terceira colocação no ranking dos meio-médios e começa a sonhar com uma disputa pelo cinturão, que pertence atualmente ao nigeriano Kamaru Usman.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC