Siga-nos
Gilbert Durinho na coletiva de imprensa do UFC 299.
O brasileiro deseja 'vingar' a derrota sofrida para o nigeriano em 2021 - Louis Grasse/Ag Fight

UFC

Gilbert Durinho expressa interesse em revanche contra Kamaru Usman no UFC

Em fevereiro de 2021, Gilbert Burns teve a chance de se tornar campeão linear dos meio-médios (77 kg), mas acabou nocauteado por Kamaru Usman. Mais de três anos após o fatídico combate, Durinho expressou seu interesse em realizar uma revanche com seu amigo de longa data. Vindo de duas derrotas consecutivas que o afastaram de uma nova oportunidade pelo ‘title shot’, o brasileiro vê uma oportunidade de voltar ao pelotão de elite da categoria com um segundo confronto diante do wrestler nigeriano.

Durante participação no canal ‘Show Me The Money’ no Youtube, Durinho destacou que, se tivesse poder de escolha, apesar da recente má fase, escolheria justamente a revanche contra Usman – que hoje ocupa a primeira posição do ranking até 77 kg. No passado, o então campeão nigeriano havia aberto as portas para uma eventual segunda luta contra seu parceiro de treinos na ‘Kill Cliff FC’.

“Toda revanche é sempre bem-vinda. Essa seria uma boa. Não temos tantos caras no top 5 disponíveis no momento. Acho que o Shavkat vai lutar com o Jack, Leon vai lutar com o Belal Muhammad. O outro cara ali é o Kamaru. Não sei se ele toparia isso, mas eu amaria fazer essa luta. Seria uma luta de retorno ao top 5 para mim, uma revanche. Então sim, com certeza lutaria. Vejo a luta com o Kamaru bem maior, uma revanche com toda uma história por trás e com certeza eu agiria diferente. Estava muito nervoso, era minha primeira luta de título, tinha perdido a oportunidade quando peguei COVID. Fiquei bastante emotivo na luta, cometi alguns erros bobos que acho que não cometeria novamente. Kamaru é um lutador muito inteligente, na época ele era ‘o cara’. Então seria uma luta incrível. Se eu pudesse escolher (uma luta), escolheria essa”, admitiu o brasileiro.

Outras possibilidades

Apesar do interesse, uma revanche pode ser difícil de sair do papel no momento, já que Gilbert é o sexto colocado e vem de resultados negativos em sequência. Ciente do seu momento na carreira, o especialista em jiu-jitsu revelou que aceitará qualquer oponente que a alta cúpula do Ultimate lhe oferecer para a próxima rodada. De olho em voltar a competir em agosto, Durinho mencionou alguns nomes do top 15 que recentemente o desafiaram para um embate direto.

“O que vem pela frente para mim? Estou tirando um tempo afastado, foi uma guerra contra o Jack Della Maddalena. Para mim, estou de olho em voltar a competir em agosto, vamos ver contra quem, recebi alguns desafios. Buckley me mencionou, Sean Brady me mandou mensagem me desafiando, Geoff Neal também. Vamos ver, fui alvo de alguns grandes desafios, mas não quero voltar em junho, estou mais para o fim de agosto. Vamos ver, não estou em posição de escolher, perdi duas seguidas, então estou relaxado, melhorando, e quem quer que eles mandem o nome no contrato, vou assinar. Nunca recusei ninguém, não vai ser agora”, explicou o brasileiro, em entrevista ao canal do Youtube ‘The Schmo’.

Aos 37 anos, Durinho migrou para o MMA após uma trajetória bem-sucedida no jiu-jitsu. Nas artes marciais mistas, Gilbert acumulou um currículo de 22 vitórias e sete derrotas até o momento. Já Usman, de 36 anos, detém um histórico com 20 triunfos e quatro reveses.

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC