UFC

Gastelum aceita desafio de rival invicto em retorno aos meio-médios: “Nadar ou afundar”

Em maio, Kelvin Gastelum anunciou seu retorno aos meio-médios (77 kg) do UFC após oito anos competindo no peso-médio (84 kg). E, conforme o próprio destacou à época, a mudança na carreira visa uma nova – e talvez última – corrida pelo título da companhia. E prova disso é o desafio que o veterano está disposto a encarar em sua volta ao octógono.

Quando revelou que sua próxima luta seria com 77 kg, Gastelum foi desafiado, mesmo que de forma indireta, por Shavkat Rakhmonov nas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui). Algumas semanas após se tornar alvo, o americano, em seu canal no ‘Youtube’, aceitou a proposta de medir forças com o promissor representante do Cazaquistão, que segue invicto no MMA com 17 vitórias como profissional.

Além da invencibilidade, ‘Nomad’, como é conhecido, ganhou popularidade no UFC por seu estilo de luta avassalador – todas as vitórias conquistadas foram por nocaute (8) ou finalização (9). Ciente da ameaça que a revelação dos meio-médios apresenta, Gastelum busca, com um eventual triunfo, se recolocar no pelotão de elite da categoria.

“Gostei do desafio. Achei meio chato, ele poderia ter apimentado um pouco, mas gosto da luta. Esse é o tipo de luta que quero com 77 kg. Ela me coloca no bolo, nadando com os tubarões. É afundar ou nadar. Ele é o número 5 ou 6 do ranking. Tem algumas semanas que ele tweetou, estive de férias e demorei a responder. Mas agora é a hora de oficialmente aceitar. Rakhmonov, aceito seu desafio com 77 kg, e ainda ofereço uma data: 16 de setembro. Adoraria ser o primeiro a colocar o ‘1’ ao lado do cartel de 16-0 dele. 16-1, no dia 16 de setembro, vamos nessa. Estilisticamente, sou (um casamento) horrível para ele, vou capitalizar nisso”, declarou Kelvin.

Ainda há tempo?

Apesar de ter apenas 31 anos, Gastelum conta com uma quilometragem de veterano no esporte – já são 25 combates no cartel, contra rivais de grande calibre. Além disso, o americano sofreu com lesões e ficou afastado do octógono entre 2021 e 2023. Agora, resta saber se a decisão de descer de categoria e se aventurar com 77 kg pode, de fato, energizar sua carreira ou se a medida veio tarde demais, conforme parte dos fãs apontam.

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025