No primeiro UFC da história realizado na França, o público que lotou a ‘Accor Arena’, em Paris, foi brindado com uma espetacular luta principal entre os pesos-pesados Ciryl Gane e Tai Tuivasa. Depois de um início morno de combate, a disputa pegou fogo dentro do octógono e o francês saiu vitorioso ao nocautear o australiano quando restavam poucos segundos para o fim do terceiro round, para delírio da torcida, que se comportou praticamente como se estivesse em um estádio de futebol.
Após o final do embate, Ciryl Gane – em entrevista ainda no octógono para Michael Bisping – deixou claro que pretende voltar a disputar o cinturão linear da divisão dos pesados. Vale lembrar que o francês, ex-campeão interino, perdeu para Francis Ngannou, em janeiro deste ano, em luta válida pela unificação do título da categoria.
Com o triunfo sobre Tuivasa, ‘Bon Gamin’, como é conhecido, deve manter a primeira posição no ranking dos pesados. Porém, o francês sofre concorrência de Jon Jones, ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) e de Stipe Miocic, ex-soberano da categoria, pela vaga de próximo desafiante ao cinturão, que atualmente segue sob posse do camaronês Francis Ngannou.
A luta
O primeiro round teve Gane fazendo o que faz de melhor, usando sua movimentação e envergadura para controlar a distância e pontuar com jabs e chutes. A postura do francês dificultou a aproximação de Tuivasa, que soltou pouco seu jogo de mãos, sua arma mais perigosa.
O segundo round seguia o mesmo ritmo morno do primeiro, com o francês dominando as ações, até que, quando restavam pouco mais de um minuto e meio para o fim, Tuivasa conseguiu acertar uma de suas tradicionais bombas de direita, que levou o rival à lona em knockdown. Mesmo abalado, Gane conseguiu sobreviver e, com a luta mais aberta, machucou o australiano com vários socos e chutes na barriga, o que fez com que seu adversário recuasse demonstrando muita dor, antes de atingir perigosamente o europeu mais uma vez.
Ciente do estrago causado por seus chutes no corpo do adversário no round anterior, Gane voltou para o terceiro assalto explorando esses golpes. Os ataques claramente incomodavam o australiano que, para se defender, deixou a cabeça exposta para um potente chute alto do europeu. Porém, mesmo machucado, Tuivasa seguia andando para frente em busca de um nocaute. Quando restava menos de um minuto para o final do período, o lutador da casa finalmente colocou um ponto final no combate, ao aplicar uma série de golpes que levaram seu oponente à nocaute.
Confira os resultados do UFC Paris:
Ciryl Gane venceu Tai Tuivasa por nocaute;
Robert Whittaker venceu Marvin Vettori por decisão unânime dos juízes;
Nassourdine Imavov venceu Joaquin Buckley por decisão unânime dos juízes;
Roman Kopylov venceu Alessio Di Chirico por nocaute;
William Gomis venceu Jarno Errens por decisão majoritária dos juízes;
Nathaniel Wood venceu Charles Jourdain por decisão unânime dos juízes;
Abus Magomedov venceu Dustin Stoltzfus por nocaute;
Nasrat Haqparast venceu John Makdessi por decisão unânime dos juízes;
Fares Ziam venceu Michal Figlak por decisão unânime dos juízes;
Benoit Saint-Denis venceu Gabriel ‘Fly’ Miranda por nocaute técnico;
Cristian Quiñonez venceu Khalid Taha por nocaute técnico;
Stephanie Egger venceu Ailin Perez por finalização.