Charles Oliveira protagonizou um episódio polêmico na pesagem oficial do UFC 274. Na cerimônia que aconteceu nesta sexta-feira (6), no Arizona (EUA), ‘Do Bronx’ não bateu o limite da divisão do peso-leve (70 kg), ficando cerca de 220 gramas acima da tolerância e, com isso, perdeu o cinturão. Imediatamente, Diego Lima, treinador do brasileiro, sugeriu um erro na balança que os lutadores usaram no hotel como explicação para o ocorrido. Contudo, Justin Gaethje não comprou tal justificativa.
Em suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui e aqui), o americano afirmou que tudo funcionou perfeitamente na pesagem oficial, como de costume. ‘The Highlight’ foi o segundo profissional a se pesar na cerimônia e passou sem sustos pela balança, enquanto Charles foi o último a aparecer e não teve êxito.
Além de Diego Lima, Ariane ‘Sorriso’ e Norma Dumont também reclamaram do ocorrido e levantaram a hipótese de um erro na balança usada pelos lutadores na noite anterior a pesagem. Atento ao que acontecia nos bastidores, Gaethje destacou que os únicos profissionais que ficaram acima do limite de suas categorias foram os brasileiros Charles e Norma. Sendo assim, ‘The Highlight’ sinalizou que o problema não era o objeto e sim a nacionalidade dos atletas.
“Eu postei meu peso três horas depois de subir na balança. O peso médio recuperado pelos atletas do UFC é de 10% do peso corporal. Vocês podem não gostar disso, mas é a lei. Ambos brasileiros. Pesei igual na (balança) digital na pesagem oficial”, escreveu o ex-campeão interino do UFC em sua conta oficial no ‘Twitter’.
Agora, a luta principal do UFC 274 só vale o título do peso-leve para um dos envolvidos. Se Justin Gaethje sair vitorioso do embate contra Charles Oliveira, vai se tornar campeão da companhia. Caso ‘Do Bronx’ vença ‘The Highlight’, o cinturão da categoria segue vago.