Aos 41 anos, Frankie Edgar se prepara para colocar um ponto final em sua jornada no MMA. O americano confirmou a luta contra Chris Gutiérrez, neste sábado (12), em Nova York (EUA), como sua despedida do esporte e, como não poderia ser diferente, relembrou momentos de sua longa e marcante carreira.
Edgar, que se notabilizou no MMA por ter um condicionamento físico acima da média, domínio das principais artes marciais e, sobretudo, pela determinação e raça em combate, revelou qual foi o momento inesquecível de sua trajetória na modalidade. No esporte há 17 anos e na companhia desde 2007, ‘The Answer’ enfrentou e venceu atletas renomados, foi campeão do peso-leve (70 kg), defendeu o cinturão três vezes, disputou o título do peso-pena (66 kg), mas escolheu sua primeira vitória sobre BJ Penn, em 2010, como o ápice da carreira. Na ocasião, o pequenino lutador surpreendeu o temido ‘The Prodigy’, alcançou o topo da categoria e deu início a uma campanha de façanhas.
“Se eu tivesse que escolher um momento, seria quando ganhei o título contra BJ Penn. Sempre tentei ser o melhor nisso e acho que nunca consegui isso até ganhar o título. Isso sempre se destaca para mim”, declarou o ex-campeão do UFC, no ‘media day’ do UFC 281, realizado na última quarta-feira (9).
Frankie Edgar é um ícone do MMA e já é tratado por uma parcela dos fãs e da imprensa como futuro membro do ‘Hall da Fama’ do Ultimate. Em sua carreira, iniciada em 2005, o americano foi campeão do peso-leve do UFC e disputou o título do peso-pena. Seus triunfos mais importantes foram sobre BJ Penn (três vezes), Chad Mendes, Charles ‘Do Bronx’, Cub Swanson (duas vezes), Gray Maynard, Jeremy Stephens, Jim Miller, Pedro Munhoz, Sean Sherk, Urijah Faber e Yair Rodríguez.