Siga-nos
Louis Grasse/PxImages

UFC

Francis Ngannou passa por cirurgia no joelho e pode ficar fora de ação até 2023

Atual campeão peso-pesado do UFC, Francis Ngannou se submeteu a uma cirurgia no joelho na última sexta-feira (18) e deve ficar alguns meses afastado de suas atividades profissionais. A previsão é que a recuperação leve por volta de nove meses, o que deixaria um retorno ainda em 2022 improvável. A notícia foi divulgada pelo próprio lutador camaronês, que comemorou o sucesso do procedimento, através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).

De acordo com o campeão, durante a operação, a equipe médica reconstruiu seu ligamento cruzado anterior e reparou o ligamento colateral medial, além de não ter detectado nenhum dano estrutural no menisco do joelho. A lesão de Ngannou ocorreu durante a preparação para sua última defesa de título, realizada em janeiro deste ano, contra Ciryl Gane, no UFC 270.

Apesar de contundido, o camaronês – que subiu ao octógono com duas joelheiras de proteção – conseguiu sair vitorioso, muito por conta da estratégia de privilegiar seu wrestling, e manteve o cinturão peso-pesado do UFC sob seu poder.

“Cirurgia no joelho correu muito bem hoje (reconstrução do LCA e reparação do LCM). PS: sem dano no menisco. Obrigado, Dr Alattrache e equipe por cuidarem tão bem de mim. Sinceramente, O Rei”, escreveu Francis.

Além do longo período de recuperação após a cirurgia, que pode durar em torno de nove meses, Francis Ngannou trava uma batalha nos bastidores com o UFC, em busca de uma valorização salarial, o que tem emperrado sua renovação contratual com a liga. Recentemente, o camaronês fez sua última luta prevista no acordo anterior e agora seguirá vinculado ao Ultimate por um ano – até janeiro de 2023 – por conta de uma cláusula contratual.

Por conta da potencial ausência prolongada do atual campeão do peso-pesado de sua organização, Dana White – presidente do UFC – já cogita inserir uma disputa pelo cinturão interino da categoria no cronograma da liga nos próximos meses. Um dos favoritos para competir pelo título temporário é o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) Jon Jones, que tem se preparado nos últimos anos para subir de divisão.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC