UFC

Francis Ngannou critica imprensa francesa: “Sou camaronês nas derrotas”

Camaronês de nascimento, Francis Ngannou construiu o início de sua trajetória nas artes marciais apenas ao chegar na França, onde se estabeleceu após deixar seu país de origem em busca de melhores oportunidades de vida. Em Paris, capital francesa, o atual campeão peso-pesado do UFC deu seus primeiros passos no MMA até conseguir uma vaga no principal evento do mundo.

Apesar de, há algum tempo, ter deixado a Europa rumo aos Estados Unidos, onde fixou moradia, o africano sempre se mostrou grato à França pelo período vivido por ele lá. Por isso, o tratamento dispensado pela imprensa do país europeu ao camaronês antes da disputa de título contra o francês Ciryl Gane – realizada no último dia 22 de janeiro, no UFC 270, e vencida por Francis – surpreendeu muitos na comunidade das lutas. Mas não chocou Ngannou.

Em entrevista ao ‘The MMA Hour’, Ngannou foi questionado sobre a forma negativa com a qual a imprensa francesa o tratou às vésperas do confronto contra Gane e se mostrou conformado com a situação. De acordo com o lutador, a atuação dos jornalistas da França antes do UFC 270 foi motivada especialmente por ele não ter nascido no país europeu e, principalmente, por enfrentar um francês ‘de verdade’. Apesar disso, o campeão criticou a mídia francesa por tratá-lo como um lutador local apenas nas vitórias.

“É porque eu estava lutando com um cara francês. É assim que acontece na França. Na França, quando você perde, você é camaronês; quando você vence, você é franco-camaronês ou francês. E dessa vez, eu estava lutando com um francês de verdade, então eles construíram a história do vilão e do mocinho. Quer dizer, é só a mídia. Depois da luta, muitos deles, eles mudaram suas mentes. Algumas pessoas reescreveram o artigo, tipo: ‘Um franco-camaronês manteve seu título’. E todo esse tipo de coisa. É a mídia, você não pode controlar essas coisas”, comentou Ngannou, antes de completar.

“Mas, independentemente disso, eu sei que eu tenho uma grande base de fãs na França. Eu tenho pessoas na França que me amam e isso é tudo que importa. Essas são as pessoas que eu represente. Na França, meus fãs, meus amigos, aqueles que, até mesmo, se tornaram minha família, sabe, por isso eu estou feliz sobre a França”, concluiu.

Após conquistar o título peso-pesado do UFC, Francis Ngannou fez sua primeira defesa de cinturão no último dia 22 de janeiro, ao encarar seu ex-companheiro de equipe Ciryl Gane. No combate, o camaronês mostrou inteligência de luta para apostar no wrestling e, assim, superar seu rival, mantendo a cinta linear da categoria, mesmo estando com os joelhos lesionados.

Matérias Recentes

Joshua Van minimiza diferença de experiência para Alexandre Pantoja antes do UFC 323

O ‘co-main event’ do UFC 323 deste sábado (6) tem sido encarado por fãs e…

05/12/2025

Rixa aleatória! Alex Poatan e Vinícius Lok Dog discutem nas redes sociais; entenda

Nos últimos dias, os fãs de MMA puderam acompanhar uma das discussões virtuais mais inesperadas…

05/12/2025

Alexandre Pantoja revela foco em estabelecer novo recorde no UFC

A coletiva de imprensa do UFC 323, realizada nesta quinta-feira (4) em Las Vegas (EUA),…

04/12/2025

Mais relevante? Paulo Borrachinha compara seu valor no UFC com o de Caio Borralho

Cada vez mais, o UFC se torna uma junção de mérito esportivo e capacidade de…

04/12/2025

Com troféu “A Força do Legado”, Spaten homenageia Flávio Canto no GQ Men of The Year

A Spaten, marca de cerveja premium, que desde 2024 atua ativamente no fomento das artes…

04/12/2025

Campeão limpo! Pantoja ganha jaqueta do UFC após passar ileso em 50 testes antidoping

A poucos dias de sua possível quinta defesa de título dos pesos-moscas (57 kg), Alexandre…

04/12/2025