A categoria dos meio-médios (77 kg) do UFC tem sido uma das mais badaladas dos últimos tempos, com diversos atletas em ascensão e possibilidades de enfrentamentos no topo. Até por conta disso, tem sido difícil apontar com unanimidade quem será o próximo desafiante ao cinturão, que hoje pertence a Islam Makhachev. Enquanto a companhia não define os rumos da divisão, Kamaru Usman, forte concorrente ao ‘title shot’, citou nominalmente o brasileiro Carlos Prates como merecedor da chance de competir contra o campeão russo.
Em recente participação no podcast ‘Pound 4 Pound’, o nigeriano exaltou o impacto que Prates causou no Ultimate, mesmo em pouco tempo de casa. No entendimento do ex-campeão, o striker da ‘Fighting Nerds’ seria uma boa opção para encarar Makhachev. Entretanto, o ex-campeão ainda se enxerga à frente do brasileiro nos quesitos legado e, sobretudo, apelo comercial. Além disso, Kamaru tem o trunfo na manga de ter sido apontado como o rival favorito de Islam para um eventual enfrentamento na próxima rodada.
“Olha, as coisas são como são. Se a empresa disser: ‘Queremos marcar a maior luta nesse momento naquela categoria’. Sem dúvidas, acho que sabemos qual a resposta. Ex (número 1) peso-por-peso contra (atual) peso-por-peso. Quem mais seria merecedor? Gosto muito desses caras, sou fã deles. Eu diria que agora, para mim, diria que o Prates (merece). Ainda acho que talvez com mais uma luta, porque ele fez muito em pouco tempo. Não foi suficiente para que causasse aquele efeito nas massas ao redor do mundo. Mas eu diria Carlos Prates. Eu gosto de tudo que tenho visto dele. Sua disposição, sua empolgação para ir lá e lutar. É isso que eu amo ver. E acho que é isso que o Dana, a companhia e o Hunter e esses caras amam, são caras assim. Adoro o Prates”, opinou Kamaru.
Principais concorrentes de Prates
Atualmente, Carlos desponta na sexta colocação do ranking. Apesar de estar abaixo de outros concorrentes na listagem, o brasileiro tem a seu favor o fator entretenimento. Como um verdadeiro ‘showman’, por conta de seu estilo agressivo de luta e personalidade única fora dos octógonos, Prates rapidamente viu seu apelo comercial crescer exponencialmente na entidade. Mas isso por si só, talvez não garanta ao striker de Taubaté (SP) o almejado ‘title shot’ de imediato.
No páreo pelo posto de próximo desafiante ao título de Islam Makhachev, na divisão até 77 kg, estão nomes de peso como Ian Machado Garry, Kamaru Usman, Michael Morales, Shavkat Rakhmonov e até mesmo Ilia Topuria, que poderia subir de categoria para pleitear um inédito tricampeonato. Um destes, inclusive, já abriu as portas para um confronto direto com Prates: o equatoriano Morales, quarto colocado no ranking e invicto no MMA profissional.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok