Ao decidir migrar para os meio-pesados (93 kg) após a derrota sofrida para Israel Adesanya, em abril deste ano, Alex Poatan dividiu opiniões dentro da comunidade do MMA. Houve quem indicasse que o melhor cenário para o brasileiro era buscar uma trilogia dentro do UFC contra o rival de longa data. Mas há também quem viu com bons olhos a mudança de categoria de peso para o futuro da carreira do striker paulista. É exatamente este o caso de Dan Hardy, ex-lutador do Ultimate.
Em entrevista ao canal ‘Submission Radio’, o veterano opinou que competir com 93 kg só trará benefícios para Poatan. O principal deles, na visão do ex-lutador do UFC, é fugir de um corte de peso brusco dos tempos de peso-médio (84 kg). Com isso, Dan Hardy apostou em uma versão mais forte e saudável do brasileiro no Ultimate, com todas suas valências físicas amplificadas pela maior massa corporal.
“Acho que tem uma variedade de benefícios dele subindo uma categoria. Primeiro, ele não reduzirá para 84 kg. Se você ficar do lado dele, não sei como ele sobe na balança com 84 kg, só o esqueleto dele já é grande, sendo sincero. Ele é imenso, é uma loucura. Você não percebe o tamanho do cara até vê-lo pessoalmente. Sinto que subir para essa divisão vai permitir que ele cresça um pouco mais seu corpo, será um alívio para o corpo e, de repente, você tem 2,2 kg a mais de músculos. Acho que vai ficar mais forte. O pescoço mais grosso vai torná-lo mais difícil de ser nocauteado. Vai ser mais forte com as defesas de queda, só vejo benefícios, porque ele não vai ser menor (que os rivais). Veremos uma versão mais saudável dele”, opinou Hardy.
Estreia contra Blachowicz
O debute de Poatan com 93 kg no Ultimate está agendado para este sábado (29), na co-luta principal do UFC 291, com sede em Utah (EUA). O brasileiro mede forças contra o ex-campeão e atual número 3 do ranking, Jan Blachowicz. Em caso de vitória, Alex pode se aproximar rapidamente de uma nova chance de título, desta vez em uma nova categoria de peso.