UFC

Ex-lutador cobra ação do UFC para evitar “morte” da divisão dos pesos-pesados

Historicamente, o peso-pesado é a categoria de maior prestígio no MMA, e nos esportes de combate em geral. Porém, nos últimos anos, a divisão tem sofrido com o que pode ser definido como uma entressafra de talentos, que atingiu até mesmo o plantel de atletas do principal evento de artes marciais mistas do planeta, o UFC, e gerou uma queda no interesse dos fãs pela categoria mais pesada do esporte. Diante deste incômodo cenário, o ex-lutador Brendan Schaub decidiu fazer um alerta para a comunidade do mundo das lutas.

Em um vídeo recentemente publicado no seu canal do ‘Youtube’, Schaub – que competiu nos pesos-pesados do UFC entre 2009 e 2014 – criticou o atual momento vivido pela categoria e cobrou ação da companhia liderada por Dana White. Na visão do ex-lutador, é preciso que o Ultimate se movimente no mercado de contratações para reforçar sua divisão mais pesada, a fim de oxigená-la para evitar seu fim.

A divisão dos pesos-pesados está tão ruim. É uma sombra do que costumava ser, mesmo quando eu lutei. Costumava ser muito boa. Volte e assista os Grand Prixs peso-pesado do PRIDE. Até mesmo o Bellator dez anos atrás era melhor do que a atual divisão dos pesados do UFC. Quando eu lutei, era só a nata. Era a ala dos assassinos. Agora é uma sombra do que era, e não precisa ser. Se eles contratassem Rico (Verhoeven), se eles chegassem a um acordo com Francis (Ngannou), se eles assinassem com Gable Steveson, nós, pelo menos, estaríamos fazendo algum progresso para torná-la empolgante”, ponderou o veterano.

Solução de fora?

Mesmo diante de uma época com menos talentos de alto nível disponíveis, seja no elenco do UFC ou fora, Schaub entende que algumas contratações pontuais podem ajudar a amenizar o problema atual. Entre as sugestões de reforços do veterano estão: o ex-campeão Francis Ngannou, que deixou o UFC brigado com a alta cúpula de dirigentes, o astro do kickboxing Rico Verhoeven, que, ao que tudo indica, escolheu seguir sua carreira no boxe e não no MMA, e o campeão olímpico no wrestling Gable Steveson.

“O problema de Dana (White) com Francis – mas Dana disse que ele não negocia com os caras mais – então, alguém deveria dar um passo a frente e dizer: ‘Hey, cara, essa divisão peso-pesado está morrendo, se não estiver morta’. Seu atual campeão peso-pesado está passando por uma cirurgia séria nos olhos. Ele vai ficar fora por nove meses. Jon Jones quer mais uma (luta). Se você fizer isso na Casa Branca é contra Alex (Poatan) Pereira. Ok. Eu sei que Dana seus problemas com Francis, mas ele é, de longe, o maior agente livre no mercado. De longe”, concluiu.

Depois que Jon Jones abdicou do cinturão ao anunciar sua aposentadoria, a divisão dos pesos-pesados do UFC ficou ainda menos estrelada. Atualmente, a categoria tem como comandante o inglês Tom Aspinall, afastado temporariamente para cuidar de uma lesão na visão. Dentro do ranking top 15, há poucos lutadores com a combinação de talento, performance e carisma, o que tem feito deste período um dos menos memoráveis da história da categoria.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Matérias Recentes

Após brilhar no Contender Series, Zé Delano tem estreia marcada no UFC Vegas 115

José Delano finalmente tem data para estrear no UFC. Depois de garantir seu contrato ao…

11/02/2026

Islam Makhachev abre as portas para superluta contra Ilia Topuria na Casa Branca

Islam Makhachev já começa a projetar seus próximos passos no UFC. Ex-campeão dos pesos-leves (70…

11/02/2026

Estreia marcada! Brasileiro Ryan Gandra enfrenta rival boliviano no UFC México

Ryan Gandra já tem data e adversário definidos para a estreia no UFC. O peso-médio…

11/02/2026

Charles do Bronx detalha nova versão em revanche contra Max Holloway

Charles Oliveira acredita estar diante de um novo capítulo em sua trajetória no UFC. Ex-campeão…

11/02/2026

Campeão peso-pesado do UFC, Tom Aspinall passa por cirurgia dupla nos olhos

Quase quatro meses depois de ser alvo de dedadas ilegais aplicadas por Ciryl Gane na…

11/02/2026

Russo, armênio ou georgiano? Arman Tsarukyan esclarece dúvida sobre nacionalidade

Nascido na Geórgia, em uma família com origens na Armênia, e criado na Rússia, o…

11/02/2026