UFC

Ex-colegas de república, judocas brasileiras se enfrentam em card do UFC

As trajetórias profissionais de Amanda Ribas e Luana Pinheiro, além de extremamente semelhantes, possuem momentos de correlação. Há mais de uma década, quando ainda se dedicavam exclusivamente ao judô, as brasileiras chegaram a dividir a mesma casa  enquanto defendiam a mesma equipe na modalidade olímpica. Agora, mais maduras e em um novo esporte – o MMA – a dupla se encontra novamente, mas não como colegas e sim como oponentes do UFC Vegas 82, deste sábado (18).

À época, Amanda e Luana integravam a equipe de judô do ‘Minas Tênis Clube’ e, apesar de não dividirem o mesmo quarto, moravam na mesma casa – uma espécie de república exclusiva das atletas da equipe. Apesar de companheiras de tatames, Ribas e Pinheiro não competiam na mesma categoria de peso da modalidade olímpica. Anos depois, porém, ambas atuam entre as pesos-palhas (52 kg) do UFC.

Confronto histórico

Além da relação entre as duas e a coincidência de terem seus caminhos cruzados após mais de uma década, Luana e Amanda também farão história ao se enfrentarem em Las Vegas (EUA). Afinal de contas, a dupla protagonizará o primeiro duelo entre duas judocas da história da liga presidida por Dana White. Atualmente, Pinheiro ocupa a nona colocação do ranking, enquanto Ribas desponta na décima posição da listagem da categoria até 52 kg.

Luta principal

O ‘main event’ do UFC Vegas 82 será disputado por dois membros do top 15 dos pesos-médios (84 kg). Número 10 da listagem e embalado por cinco vitórias seguidas, Brendan Allen tenta se firmar de vez como um eventual postulante ao título da categoria no futuro. Já seu adversário, Paul Craig, tenta alcançar o top 10 da divisão após abandonar os meio-pesados (93 kg) em janeiro desta temporada, após ser derrotado por Jhonny Walker.

Esquadrão Brasileiro

Além de Luana Pinheiro e Amanda Ribas, que medem forças no card principal do evento, o ‘Esquadrão Brasileiro’ conta com a presença de mais cinco combatentes em ação na porção preliminar do show: Joanderson Tubarão, Nikolas Motta, Lucas Alexander e os estreantes Caio Machado e Rafael Estevam.

Matérias Recentes

Gegard Mousasi processa dupla Bellator/PFL e pede R$ 85 milhões após ser dispensado

Não é só o UFC que está enfrentando uma batalha judicial contra antigos funcionários. De…

17/10/2024

Noite milionária! PFL anuncia data e local de supercard com as finais da temporada 2024

Nesta quinta-feira (17), a PFL anunciou os detalhes do aguardado card que receberá as finais…

17/10/2024

Tamires Vidal aposta em psicológico blindado para vencer e renovar contrato no UFC

Depois de estrear no UFC com vitória, Tamires Vidal sofreu duas derrotas consecutivas, se colocando…

17/10/2024

Matheus Nicolau reconhece momento delicado, mas frisa: “Performo melhor sob pressão”

Lutador profissional de MMA desde 2010, Matheus Nicolau nunca antes havia sido derrotado em dois…

17/10/2024

UFC anuncia evento numerado na Austrália em fevereiro de 2025

A temporada 2024 ainda nem acabou, mas o Ultimate já está programando o calendário de…

17/10/2024

Tom Aspinall menospreza Renan Problema antes de luta com Ngannou: “Não é elite”

Em alta na PFL, Renan Ferreira está prestes a disputar a maior luta de sua…

17/10/2024