UFC

Ex-campeão, Sterling relembra cortes de peso desgastantes nos galos: “Morrendo por dentro”

Antes mesmo de realizar sua estreia entre os pesos-penas (66 kg) dentro do Ultimate, Aljamain Sterling já desconsidera a possibilidade de, no futuro, retornar à categoria dos galos (61 kg) – onde se consagrou e tornou-se campeão. E o motivo é simples: o desgastante corte de peso. Em recente entrevista ao programa ‘The MMA Hour’, o ex-campeão americano relembrou o quão exaustivo era para seu corpo passar pelo processo de perda de massa muscular até o limite dos 61 kg por inúmeras vezes.

Desde que estreou no Ultimate, em fevereiro de 2014, Sterling passou pelo processo de corte de peso em 19 oportunidades – média de quase dois por temporada. Hoje, aos 34 anos, ‘The Funk Master’, como é conhecido, não só considera inviável seguir na mesma batida, como alega que o processo de perda de massa pode ter, inclusive, afetado diretamente o seu desempenho dentro dos octógonos em suas últimas apresentações.

Só de pensar nisso (corte para 61 kg) já me dá dor de cabeça e náuseas. As pessoas dizem que fico bem (nos galos) e não pareço estar sofrendo: ‘Ah, você teve um ótimo corte de peso’. E eu estou literalmente morrendo por dentro. Eu posso disfarçar o quanto quiser, porque mentalmente sempre fui assim. Não mostre fraqueza dessa forma, você sempre tenta mostrar para as pessoas que está bem mesmo quando não está. Mas eu sei que estou sofrendo há muito, muito tempo. E acho que minhas últimas performances não foram das melhores por conta disso. Acho que deixo um pouco de mim na academia. Em questão de gás, não tenho o mesmo que costumava ter. Então estou ansioso para ver como isso vai ficar com 66 kg e ver se consigo retornar (ao auge)”, relembrou ‘Aljo’.

Teste de fogo no UFC 300

A estreia de Sterling será fundamental para suas pretensões na nova divisão de peso e está agendada para a centenária edição do UFC 300, no dia 13 de abril em Las Vegas (EUA). Na ocasião, o ex-campeão até 61 kg enfrenta Calvin Kattar, número 8 do ranking entre os pesos-penas. Em caso de vitória convincente, Aljamain pode se colocar em posição privilegiada para brigar por uma chance de disputar um segundo cinturão na empresa.

Matérias Recentes

Charles Do Bronx encara Max Holloway pelo título BMF no UFC 326

O UFC anunciou oficialmente, nesta sexta-feira (5), durante coletiva de imprensa realizada no ginásio ‘T-Mobile…

05/12/2025

Pantoja bate peso e confirma luta pelo cinturão no UFC 323; dois brasileiros falham na balança

Realizada na tarde desta sexta-feira (5), a pesagem oficial do UFC 323 transcorreu sem grandes…

05/12/2025

Boxe: Bia Ferreira vence a balança e confirma defesa de título mundial em Mônaco

Na manhã desta sexta-feira (5), Beatriz Ferreira cumpriu de forma bem-sucedida sua última missão antes…

05/12/2025

Retorno próximo? Jaílton Malhadinho se oferece para evento do UFC em Londres

O peso-pesado brasileiro Jaílton Almeida demonstrou interesse em participar do próximo evento do UFC em…

05/12/2025

Alexandre Pantoja promete apresentar “melhor versão” contra Joshua Van no UFC 323

Mesmo na posição de campeão mais dominante do atual plantel do Ultimate, Alexandre Pantoja não…

05/12/2025

Em ação especial, Paddy Pimblett é ‘nocauteado’ por portador de Síndrome de Down

O peso-leve (70 kg) Paddy Pimblett protagonizou um momento especial fora do octógono ao participar…

05/12/2025