Ex-campeão peso-leve (70 kg) do Ultimate, Frankie Edgar foi premiado pelos 15 anos de serviços prestados à organização. Neste sábado (20), durante a transmissão oficial do UFC 297, o veterano de 42 anos foi anunciado como novo membro do Hall da Fama da entidade.
O americano, que fará parte da ‘Ala Moderna’ do Hall da Fama do UFC, é o primeiro induzido ao seleto grupo na temporada 2024. Em sua trajetória na organização, além do título dos leves, Frankie Edgar também disputou o cinturão do peso-pena (66 kg) e se mostrou competitivo na divisão dos galos (61 kg), categoria na qual encerrou a carreira.
Baixinho ‘abusado’
Com apenas 1.68m de altura, Frankie provou que tamanho não é documento no MMA. O americano compensava a baixa estatura com um wrestling de alto nível, um boxe afiado, velocidade na movimentação e muito coração. Mesmo em desvantagem de envergadura para a maioria de seus oponentes na categoria, o americano chegou ao topo do peso-leve ao destronar o então campeão BJ Penn, também membro da Ala Moderna do Hall da Fama do UFC, em 2010.
Marcas expressivas no UFC
Em 15 anos de trajetória no Ultimate, Edgar colecionou momentos memoráveis e marcas expressivas dentro do octógono. O ex-campeão, que se aposentou em 2022, possui o segundo maior número de bônus de Lutas da Noite na história da companhia, empatado com Dustin Poirier e Nate Diaz, além de ser o número dois na lista de lutadores com mais tempo de combate na organização, com um total de 7 horas, 57 minutos e 10 segundos de competição no UFC.