Siga-nos
Kamaru Usman se prepara para lutar no UFC 278.
Kamaru Usman dominou a divisão dos meio-médios entre 2019 e 2022 -Alejandro Salazar/Ag Fight

UFC

Ex-campeão, Kamaru Usman mira disputa com vencedor do ‘main event’ do UFC 304

Atração principal do UFC 304, que acontece neste sábado (27), em Manchester, na Inglaterra, a disputa entre Leon Edwards e Belal Muhammad, válida pelo cinturão dos meio-médios (77 kg), será acompanhada de perto por uma figura de extrema relevância na história da categoria. Ex-campeão da divisão até 77 kg do Ultimate, o nigeriano Kamaru Usman promete estar atento ao confronto entre o jamaicano naturalizado inglês e o americano de ascendência palestina, com o intuito de analisar um possível rival.

Durante um recente episódio do podcast ‘Pound 4 Pound’, Usman revelou que espera enfrentar o vencedor do duelo entre Edwards e Muhammad em uma possível disputa de título futura. Para isso, o nigeriano terá que espantar a má fase que vive na carreira – na qual sofreu três derrotas consecutivas, duas delas para Leon -, voltar a vencer e se colocar novamente na corrida por um ‘title shot’.

“Eu vou fazer o que for preciso para merecer essa luta, depois essa luta vai acontecer. O bicho-papão está de licença, é só isso. Eu ainda tenho lenha para queimar, e ainda vou mostrar que eu sou um dos melhores, se não o melhor do mundo. Eu não ligo se é com Leon, eu já o venci. Já fiz isso. Eu comprei a T-shirt e claramente mostrei que posso vencer Leon. Tem muitos caras na divisão agora que são empolgantes”, comentou Usman.

Edwards ou Belal?

Apesar de apostar em uma vitória de Leon Edwards no UFC 304, Kamaru Usman também enxerga uma forma de Belal Muhammad sair com o braço levantado ao final do combate. Porém, independentemente do vencedor da disputa, o nigeriano – atual número um no ranking meio-médio – vai em busca de uma oportunidade de desafiá-lo.

Caso o jamaicano radicado na Inglaterra mantenha o cinturão, Usman pode reencontrá-lo pela quarta vez no octógono. Nos três embates anteriores, o nigeriano saiu no prejuízo, com apenas uma vitória – em 2015, no começo da trajetória de ambos no Ultimate – e duas derrotas em sequência, ambas em disputas de título. Por outro lado, Belal Muhammad seria um oponente inédito na carreira do ‘Nigerian Nightmare’, que reinou soberano na divisão por três anos.

Nascido em Niterói (RJ), Neri Fung é jornalista e apaixonado por esportes desde a infância. Começou a acompanhar o MMA e o mundo das lutas no final dos anos 90 e começo dos anos 2000, especialmente com a ascensão do evento japonês PRIDE.

Mais em UFC