O ex-campeão peso-galo (61 kg) do UFC, TJ Dillashaw, reacendeu o debate sobre o futuro da divisão dos leves (70 kg) ao afirmar que Ilia Topuria estaria evitando enfrentar Arman Tsarukyan, atual número 1 do ranking. Em entrevista ao podcast ‘JAXXON’, o veterano elogiou as qualidades do detentor do cinturão, mas ressaltou que a combinação física e técnica do armênio representa, em sua opinião, o maior desafio para o atleta georgiano radicado na Espanha.
A declaração veio à tona após o anúncio de que o campeão não pretende competir no primeiro trimestre de 2026 devido a questões pessoais. Para impedir que a categoria fique parada, o presidente do UFC, Dana White, confirmou Paddy Pimblett vs Justin Gaethje como a atração principal do UFC 324, no dia 24 de janeiro, em Las Vegas (EUA), valendo o cinturão interino. A escolha, porém, levantou questionamentos, principalmente pela ausência de Arman, apesar de sua posição no ranking.
“Eu acho que sim (ele está fugindo do Arman). Dito isso, acho que Ilia Topuria é o lutador com a maior qualidade técnica no UFC atualmente, mas acredito que ele se sente ameaçado pelo Arman. O Arman é grande, forte, ótimo na categoria de peso, tem boxe limpo, ótimo grappling — é uma luta difícil para ele. Ir para os meio-médios, talvez ele não vença… não faz sentido. A única luta para Ilia Topuria agora é o Arman”, afirmou Dillashaw.
Ainda mais distante
Dana White assegurou que o vencedor do duelo entre Pimblett e Gaethje disputará a unificação dos cinturões contra o campeão linear ainda em 2026. Dessa forma, reforçou que ‘El Matador’ continua no centro dos planos da organização. Com essa decisão, fica claro que Tsarukyan precisará aguardar um pouco mais e se manter em evidência para, enfim, garantir o aguardado ‘title shot‘.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok