UFC

Ex-campeão do UFC exclui Khabib da discussão sobre o ‘GOAT’ do MMA

A eterna discussão sobre o maior atleta de todos os tempos de uma modalidade sempre gera muitas opiniões divergentes, tendo em vista que cada um possui seus critérios ao avaliar o tema. E no MMA não é diferente. Dependendo de quem é o responsável pela montagem da lista de melhores lutadores da história, alguma ausência bastante significativa sempre será notada. E no caso da relação do ex-campeão do UFC Michael Bisping, o escolhido para ficar de fora desta conversa é o russo Khabib Nurmagomedov.

Em participação no podcast ‘The Pain Game’, Bisping ponderou que o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC se excluiu da discussão sobre o ‘GOAT’ (sigla para ‘maior de todos os tempos’) do MMA ao decidir pendurar as luvas precocemente, aos 32 anos de idade. Para o ex-lutador britânico, Khabib, em virtude de sua aposentadoria, perdeu a chance de acumular novas vitórias sobre grandes nomes do esporte, o que – comparado a outros lutadores frequentemente apontados como os melhores da história, como Georges St-Pierre, Jon Jones e Anderson Silva – coloca o russo em desvantagem na comparação de currículos.

“Sim, ele se tirou (da discussão sobre o GOAT). E se você olhar, ele não lutou com os melhores até o final de sua carreira. Quando você compara isso com ‘GSP’ ou (Jon) Jones ou Anderson (Silva), a corrida deles contra competição de nível mundial foi muito mais longa. Mas para Khabib, eu sei que foi por causa do falecimento do pai dele, e ele fez uma promessa para a mãe. Então, são circunstâncias diferentes”, ponderou Bisping, de acordo com a transcrição do site ‘Sportskeeda’, antes de completar.

“Mas por essas razões, eu acho que quando você olha para os currículos, apesar de ele ser invicto, os currículos não se comparam. E eu digo isso com tremendo respeito por Khabib. Longe de mim menosprezar a carreira dele porque eu nunca sonharia em fazer aquilo”, concluiu o ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC.

Com 29 vitórias e nenhuma derrota em sua carreira profissional, Khabib Nurmagomedov anunciou sua aposentadoria do MMA em outubro do ano passado, quando ainda era o campeão indiscutível do peso-leve do UFC. A decisão de pendurar as luvas no auge e ainda relativamente jovem pegou a comunidade das lutas de surpresa, mas foi justificada pelo russo em razão do falecimento de seu pai, Abdulmanap, por conta de complicações de saúde causadas pela COVID-19, e de uma promessa feita por ele à sua mãe, de que deixaria o esporte.

Matérias Recentes

Batalha! Edson Barboza e Lerone Murphy levam R$ 255 mil por ‘Luta da Noite’ no UFC Vegas 92

Protagonistas do UFC Vegas 92, Edson Barboza e Lerone Murphy fizeram jus ao posto de…

18/05/2024

Edson Barboza batalha, mas sucumbe diante de rival invicto na luta principal do UFC Vegas 92

Antes de entrar em ação na luta principal do UFC Vegas 92 deste sábado (18),…

18/05/2024

Fim da invencibilidade! Tyson Fury perde luta parelha e Usyk unifica títulos dos pesos-pesados

O duelo de boxe entre Tyson Fury e Oleksandr Usyk foi promovido com provocações de…

18/05/2024

Luana Pinheiro é finalizada por Angela Hill e perde duelo de gerações no UFC Vegas 92

No âmbito pessoal, Luana Pinheiro vive um grande momento, com direito a casamento. Mas no…

18/05/2024

Melissa Gatto nocauteia rival com ‘soco no seio’ em duelo de brasileiras no UFC; entenda

Depois de ver sua última luta ser cancelada durante a realização do evento, Melissa Gatto…

18/05/2024

Desqualificação! Ariane Sorriso vence no UFC Vegas 92 após ser alvo de cabeçada ilegal; veja

Depois de dois anos de inatividade tratando de inúmeras lesões, Ariane Carnelossi voltou à ação…

18/05/2024