UFC

Ex-campeão do UFC exclui Khabib da discussão sobre o ‘GOAT’ do MMA

A eterna discussão sobre o maior atleta de todos os tempos de uma modalidade sempre gera muitas opiniões divergentes, tendo em vista que cada um possui seus critérios ao avaliar o tema. E no MMA não é diferente. Dependendo de quem é o responsável pela montagem da lista de melhores lutadores da história, alguma ausência bastante significativa sempre será notada. E no caso da relação do ex-campeão do UFC Michael Bisping, o escolhido para ficar de fora desta conversa é o russo Khabib Nurmagomedov.

Em participação no podcast ‘The Pain Game’, Bisping ponderou que o ex-campeão peso-leve (70 kg) do UFC se excluiu da discussão sobre o ‘GOAT’ (sigla para ‘maior de todos os tempos’) do MMA ao decidir pendurar as luvas precocemente, aos 32 anos de idade. Para o ex-lutador britânico, Khabib, em virtude de sua aposentadoria, perdeu a chance de acumular novas vitórias sobre grandes nomes do esporte, o que – comparado a outros lutadores frequentemente apontados como os melhores da história, como Georges St-Pierre, Jon Jones e Anderson Silva – coloca o russo em desvantagem na comparação de currículos.

“Sim, ele se tirou (da discussão sobre o GOAT). E se você olhar, ele não lutou com os melhores até o final de sua carreira. Quando você compara isso com ‘GSP’ ou (Jon) Jones ou Anderson (Silva), a corrida deles contra competição de nível mundial foi muito mais longa. Mas para Khabib, eu sei que foi por causa do falecimento do pai dele, e ele fez uma promessa para a mãe. Então, são circunstâncias diferentes”, ponderou Bisping, de acordo com a transcrição do site ‘Sportskeeda’, antes de completar.

“Mas por essas razões, eu acho que quando você olha para os currículos, apesar de ele ser invicto, os currículos não se comparam. E eu digo isso com tremendo respeito por Khabib. Longe de mim menosprezar a carreira dele porque eu nunca sonharia em fazer aquilo”, concluiu o ex-campeão peso-médio (84 kg) do UFC.

Com 29 vitórias e nenhuma derrota em sua carreira profissional, Khabib Nurmagomedov anunciou sua aposentadoria do MMA em outubro do ano passado, quando ainda era o campeão indiscutível do peso-leve do UFC. A decisão de pendurar as luvas no auge e ainda relativamente jovem pegou a comunidade das lutas de surpresa, mas foi justificada pelo russo em razão do falecimento de seu pai, Abdulmanap, por conta de complicações de saúde causadas pela COVID-19, e de uma promessa feita por ele à sua mãe, de que deixaria o esporte.

Matérias Recentes

Tyson Fury reclama da pontuação dos juízes em derrota para Oleksandr Usyk

Mesmo se mostrando contrário à implementação de Inteligência Artificial na pontuação de lutas de boxe,…

23/12/2024

Brandon Royval isenta Nate Diaz de culpa por início de confusão no UFC 310

Às vésperas do UFC 310, realizado no dia 7 de dezembro, a organização presidida por…

22/12/2024

Ex-campeão do UFC aposta em vitória de Chimaev sobre Poatan em possível luta

O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou…

22/12/2024

Tyson Fury critica experimento com Inteligência Artificial no boxe: “F***-se os computadores”

A aguardada revanche entre Oleksandr Usyk e Tyson Fury, realizada no último sábado (21), na…

22/12/2024

Sem rival, Caio Borralho sugere subir para encarar top 15 dos meio-pesados do UFC

Vindo de sete vitórias seguidas no UFC, Caio Borralho deu um salto no ranking dos…

22/12/2024

Campeão do UFC, Alex Poatan faz mistério após reunião em Las Vegas

Quando tudo parecia caminhar para que a próxima defesa de título de Alex Pereira no…

22/12/2024