Siga-nos
Belal Muhammad se manifestou sobre o problema causados por dedos nos olhos durante as lutas - Louis Grasse/PxImages

UFC

Ex-campeão do UFC critica falta de punição por dedos nos olhos após luta entre Aspinall e Gane

Belal Muhammad voltou a se manifestar sobre um tema recorrente no MMA: a ausência de punições mais duras para golpes acidentais com os dedos nos olhos. O ex-campeão meio-médio (77 kg) reagiu em uma publicação no ‘Instagram’ logo após o fim polêmico da luta entre Tom Aspinall e Ciryl Gane, que terminou sem resultado depois de o francês atingir o campeão peso-pesado com um golpe ilegal.

Na mensagem, ‘Remember The Name’ cobrou mudanças nas regras e sugeriu uma postura mais rigorosa por parte da arbitragem. Além disso, aproveitou para relembrar uma declaração recente de Derrick Lewis sobre o mesmo tema, reforçando que a falta de consequências incentiva a repetição desses incidentes.

“Isso não tem nada a ver com as luvas — avisem os dois logo quando entrarem no cage: ‘se houver um dedo no olho, você perde um ponto’. Assim, os lutadores vão treinar para evitar isso… O ‘The Black Beast’ (Derrick Lewis) disse que faz isso para recuperar o fôlego, porque não há consequências. Tirar um ponto imediatamente vai fazer com que parem ou, pelo menos, diminuam a frequência dessas ações”, escreveu Belal.

Sentiu na pele

A crítica do americano encontra eco entre diversos atletas e fãs, que há tempos pedem punições mais severas para esse tipo de infração em lutas de alto nível. O tema, inclusive, é pessoal para o ex-campeão, que também foi vítima de um dedo no olho em 2021, durante seu confronto com Leon Edwards, o que resultou no fim prematuro do combate.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Geovanne Peçanha se formou em jornalismo na Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Com passagens por Lance!, CBF TV, FERJ e outros, é um fanático por esportes. Ex-praticante de Muay Thai, se apaixonou pelo MMA.

Mais em UFC