Em um cenário em que cada vez mais campeões de categorias diferentes se provocam e acabam se enfrentando, superlutas têm se tornado ainda mais debatidas no meio do UFC. E uma das mais abordadas dos últimos tempos pelos fãs colocaria hipoteticamente frente a frente Khamzat Chimaev e Alex Pereira. E, no entendimento Henry Cejudo, ex-campeão do Ultimate e uma das vozes mais influentes do ramo, ‘Poatan’ teria problemas caso o ‘Lobo’, de fato, cruzasse seu caminho eventualmente.
Durante um recente episódio do podcast ‘Pound 4 Pound’, o ex-campeão peso-mosca (57 kg) e peso-galo (61 kg) do UFC citou a luta agarrada como o fiel da balança do possível embate. Apesar de Poatan ser detentor do cinturão da uma categoria mais pesada que Chimaev, Cejudo acredita que o wrestler russo, atual campeão peso-médio (84 kg), teria um confronto de estilos favorável diante de um especialista na trocação, que reina soberano na divisão dos meio-pesados (93 kg).
“Ele precisa defender o cinturão para subir de categoria. Também acho que, quando ele defender esse cinturão, provavelmente precisará enfrentar um desafiante número 1 dos meio-pesados e, então, poderia lutar contra o Chama (Poatan). Estilisticamente, essa é uma ótima luta para o Chimaev, porque ele sabe lutar no chão. Acho que o controle que ele tem por cima e a disciplina que ele demonstra tornam essa luta muito boa para um cara como o Chimaev. Sim, eu aposto no Khamzat nessa, com certeza. Ele é do mesmo tamanho do Alex Pereira. Ele é esperto. Você acha que ele vai trocar com o Pereira? Não, ele sabe para onde tem que ir”, opinou ‘Triple C’, como Henry é conhecido.
Foco em Jon Jones
Por mais que do ponto de vista esportivo e comercial um enfrentamento com Chimaev seja justificado, dado a popularidade de ambos, Poatan parece ter outro alvo claro em mente: Jon Jones. Disposto a enfrentar o americano no histórico UFC Casa Branca, em junho, o striker paulista viu recentemente ‘Bones’ responder seus desafios com uma leve e emblemática alfinetada: “Cuidado com o que você deseja”.
Recém-aposentado
Estudioso dos esportes de combate, Cejudo sempre se notabilizou, também, pelas análises técnicas de atletas e cenários específicos. E a tendência é que essa virtude do wrestler fique ainda mais em evidência. Afinal de contas, sua trajetória como lutador profissional terminou recentemente. Em dezembro de 2025, após ser superado por Payton Talbott no UFC 323, ‘Triple C’ anunciou sua aposentadoria dos octógonos.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok