O rumor envolvendo uma possível disputa entre Alex Poatan e Khamzat Chimaev no UFC movimentou a comunidade do MMA nos últimos dias. E ao menos uma importante figura do meio acredita que o peso-médio (84 kg) russo pode destronar o atual campeão meio-pesado (93 kg) do Ultimate: o australiano Robert Whittaker.
Ex-campeão dos médios, ‘Bobby Knuckles’ foi a mais recente ‘vítima’ de Chimaev no octógono mais famoso do mundo, ao ser finalizado ainda no primeiro round da disputa, no UFC 308, em outubro deste ano. Com a experiência de quem já sofreu nas mãos do wrestler russo, Whittaker aposta na vitória de ‘Borz’ sobre Poatan em um possível duelo entre eles.
“Chimaev (vence), fácil. Não facilmente, mas Chimaev. Ele (Chimaev) é bom no que faz, joga com seus pontos fortes, mas digamos, hipoteticamente, que Chimaev diminua o ritmo, canse um pouco, Pereira não vai. Ele pode trocar dormindo, exausto. O cara tem feito isso a vida inteira. Ele vai matar Chimaev na trocação. Não vai ser como a luta Usman vs Chimaev, onde Usman meio que estava levando a melhor no boxe no período em que Chimaev cansou. Vai ser um massacre. Mas será que chega tão longe?”, ponderou Whittaker, em participação no ‘MMArcade Podcast’.
Khamzat Chimaev no UFC
Tratado desde o início como uma potencial futura estrela da organização, Khamzat Chimaev iniciou sua trajetória no UFC de forma avassaladora, com três vitórias pela via rápida em dois meses. Depois de alternar compromissos em duas categorias – meio-médio (77 kg) e peso-médio -, o russo se estabeleceu como um dos grandes nomes da divisão até 77 kg do Ultimate, se aproximando de uma disputa de título.
Porém, devido a problemas com a balança, Chimaev subiu definitivamente para a divisão dos médios onde, neste momento, ocupa o 3º lugar no ranking. Enquanto aguarda uma oportunidade de lutar pelo cinturão até 84 kg do UFC, ‘Borz’ viu seu nome ser envolvido em uma especulação sobre uma potencial disputa contra o campeão da categoria de cima, o brasileiro Alex Poatan, que também aguarda a definição do seu próximo adversário. Resta saber se existe verdade por trás do rumor.