Siga-nos
Natália Silva e Rose Namajunas trocando socos
A americana atrelou a necessidade da cirurgia à possíveis dedadas no olho desferidas por Natália Silva - Louis Grasse/PxImages

UFC

Ex-campeã do UFC passa por cirurgia após alegar ser alvo de dedadas no olho de Natália Silva

A derrota de Rose Namajunas no UFC 324 do último sábado (24), em Las Vegas (EUA), custou caro para a americana. Não só do ponto de vista esportivo. Mas também na esfera clínica. Nesta terça-feira (27), dias após travar um parelho confronto de três rounds contra Natália Silva, a ex-campeã peso-palha (52 kg) do Ultimate passou por uma cirurgia na vista. A novidade, que pegou os fãs de surpresa, foi compartilhada pela própria lutadora através de suas redes sociais (veja abaixo ou clique aqui).

Já no hospital e com uma roupa adequada para passar pela intervenção cirúrgica, Namajunas informou que sofreu uma laceração canalicular – que é uma ruptura no sistema de drenagem lacrimal da pálpebra, frequentemente causada por trauma, resultando frequentemente em lacrimejamento persistente, desalinhamento da pálpebra e vermelhidão. Ainda de acordo ‘Thug’, como a atleta é conhecida, os danos em sua vista teriam sido causados por Natália Silva, a quem atrelou dedadas no olho ilegais ao longo do combate.

E aí, pessoal. Estou me preparando para a cirurgia. Cirurgia de tubo canalicular. Eu levei dedadas no olho algumas vezes durante a luta (com a Natália Silva). Meu tubo (canalicular) está rompido e será reparado agora. Vou ter um tubo de silicone no meu olho (risos). Sim, durante três meses. Rezem por mim, pessoal. Estou grata por podermos resolver isso”, declarou a americana, momentos antes de passar pela intervenção cirúrgica.

Infração despercebida

Dentro das regras do MMA, dedada no olho configura um ataque ilegal, passível de dedução de ponto para o atleta infrator. Entretanto, curiosamente, o confronto entre Namajunas e Natália não foi interrompido em nenhum momento para um alerta desta natureza. Árbitro responsável pelo embate, Jason Herzog aparentemente não percebeu o momento em que a striker brasileira teria cometido a infração. Desta forma, Silva não foi penalizada.

Resultado controverso

Na decisão oficial, os juízes assinalaram um triplo 29-28 a favor de Natália Silva. Na interpretação dos profissionais, a brasileira venceu o primeiro e terceiro assalto do combate. Mas houve questionamentos do resultado. Assim que o parecer foi lido na ‘T-Mobile Arena’, os torcedores, em sua maioria fãs de Rose, vaiaram o desfecho da luta. Agora, com o fator ‘dedada no olho’ na equação, a derrota da americana se tornou ainda mais polêmica para parte da comunidade do MMA.

Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: XInstagramFacebookYoutube e TikTok

Natural do Rio de Janeiro, Gaspar Bruno da Silveira estuda jornalismo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fascinado por esportes e com experiência prévia na área do futebol, começou a tomar gosto pelo MMA no final dos anos 2000.

Mais em UFC