UFC

Ex-árbitro aprova ‘no contest’ em luta com desfecho polêmico no UFC: “Decisão certa”

O desfecho do combate entre Kevin Holland e Kyle Daukaus, pelo ‘co-main event’ do UFC Vegas 38, realizado no último sábado (2), gerou enorme repercussão na comunidade das lutas. Inicialmente apontado em favor de Daukaus, o resultado do duelo foi revertido, logo após o fim do confronto, para ‘no contest’. E, na opinião de ‘Big’ John McCarthy – ex-árbitro do Ultimate e um dos nomes mais respeitados no meio – a decisão dos responsáveis por mediar a disputa foi acertada.

O combate transcorria normalmente até que, restando pouco mais de dois minutos para o fim do primeiro round, um choque de cabeças involuntário levou Holland à lona. Após cair com o rosto no solo, o peso-médio (84 kg) recuperou rapidamente a consciência, mas, já em desvantagem e ainda grogue, virou alvo fácil para o rival, que seguiu no ataque até conseguir a finalização.

O replay, no entanto, mostrou claramente o equívoco do árbitro central Dan Miragliotta ao não interromper a luta por conta do choque de cabeças, e o mesmo, após rever as imagens e receber os conselhos do experiente mediador Herb Dean e de outros representantes da Comissão Atlética, anulou a vitória de Daukaus e proclamou o ‘no contest’. Em recente episódio do podcast ‘Weighing In’, ‘Big’ John McCarthy concordou com a decisão e parabenizou a Comissão Atlética de Nevada por ter permitido que os responsáveis analisassem cuidadosamente as imagens antes de deliberar sobre o assunto.

“Essa foi a decisão certa pelo que ocorreu nessa luta. Kevin Holland não merecia perder a luta com base em ter se machucado por um choque de cabeças. Isso não está dentro da legalidade do esporte e, então, ele não deveria perder baseado em uma lesão que ele sofreu e no dano que ele sofreu, que o colocou em uma situação onde o estrangulamento o fez desistir depois. Então, no final, a coisa certa foi feita e isso é bom para o esporte de MMA”, ponderou McCarthy, antes de completar.

“Eu achei que, no geral, foi um grande trabalho do estado de Nevada e da Comissão Atlética em permitir que todas aquelas pessoas se juntassem e conversassem sobre o que era a melhor coisa (a se fazer), não só para os lutadores, mas pelo esporte”, finalizou.

Com o resultado revertido para ‘no contest’, o duelo entre Kyle Daukaus e Kevin Holland deve ser remarcado para o futuro, tendo em vista que, ainda no octógono, os atletas sinalizaram positivamente para a possibilidade de um novo confronto.

Matérias Recentes

À la Poatan, Deiveson pode se aproximar de bicampeonato com vitória no UFC China

Neste sábado (23), Deiveson Figueiredo faz a luta principal do UFC China em um duelo…

22/11/2024

Saiba como assistir o UFC China, evento com Deiveson Figueiredo na luta principal

Deiveson Figueiredo terá mais um compromisso de extrema importância na carreira. Neste sábado (23), o…

22/11/2024

Sensação do UFC, Carlos Prates abre o jogo sobre infância turbulenta: “Perdi amigos para o crime”

Em menos de um ano e com somente quatro lutas disputadas na organização, Carlos Prates…

22/11/2024

Conor McGregor promete apelar contra condenação em caso de agressão sexual

Sem lutar desde 2021, Conor McGregor foi derrotado, mesmo fora do octógono. Nesta sexta-feira (22),…

22/11/2024

Conor McGregor é declarado culpado em caso de agressão sexual na Irlanda

Acusado de abuso sexual em um processo civil que já durava mais de duas semanas…

22/11/2024

UFC 309: Jon Jones comemora protagonismo na 4ª maior bilheteria da história do Ultimate

Lenda do MMA, Jon Jones tem motivos de sobra para comemorar. No último sábado (16),…

22/11/2024