Após estrear com o pé esquerdo na principal liga de MMA do mundo, Matheus Camilo chegou para o UFC 322 deste sábado (15), em Nova York (EUA), em busca de redenção. E, diante de Viacheslav Borshchev, na luta de abertura do show, o peso-leve (70 kg) brasileiro apresentou uma versão cerebral para conquistar sua primeira vitória no Ultimate. Estratégico, ‘Jaguar’, como é conhecido, desbancou o rival russo na decisão unânime dos juízes.
Atento às brechas de seu adversário, o jovem acreano de apenas 24 anos apostou na luta agarrada durante os 15 minutos do confronto. Para anular o jogo de trocação do russo, Matheus derrubou Borschchev inúmeras vezes para convencer os juízes de que fez o suficiente para ter o braço erguido. Por mais que não tenha sido um desempenho brilhante do brasileiro, a atuação garante seu primeiro triunfo dentro da companhia.
A luta
Borshchev começou o duelo marchando para frente e apostando nos chutes na panturrilha. Em resposta, Camilo respondeu na mesma moeda e complementou com um cruzado de esquerda. Aos poucos, o russo passou a pontuar com bons jabs. Atento, Matheus mergulhou nas pernas do oponente e conseguiu a queda. Viacheslav, porém, batalhou e conseguiu se reerguer rapidamente. Mais à vontade em pé, o russo passou a abafar o brasileiro que, nos segundos finais, aplicou nova queda em Borshchev.
Matheus iniciou a segunda etapa com um belo chute na perna do rival. Mesmo atingido, Viacheslav seguiu marchando para frente, colocando golpes em linha. Estratégico, o brasileiro colocou a luta para baixo e atacou as costas do oponente. Após transição no solo, Camilo conseguiu a montada, pontuando com ataques no ‘ground and pound’. Aguerrido, o russo conseguiu se livrar da posição desfavorável e recolocar a luta de pé. Mas não demorou muito para Camilo conseguir uma nova queda, mas sem conseguir manter o adversário no solo por muito tempo.
Com o duelo virtualmente empatado, os atletas voltaram para o terceiro e último assalto com tudo, trocando golpes francos no centro do octógono. Aparentemente mais inteiro fisicamente, o russo seguiu no modo ‘abafa’, apostando no volume de ataques. Com boas combinações, Borschchev passou a pontuar mais. Camilo, por sua vez, tentava conectar golpes singulares. Na garra, o brasileiro conseguiu uma nova queda. Entretanto, no movimento, acabou caindo por baixo. Nos segundos finais, Matheus ainda desferiu bons diretos, que balançaram o russo.
Confira abaixo os resultados do UFC 322 até então:
Matheus Camilo venceu Viacheslav Borshchev via decisão unânime
*A reportagem da Ag Fight está viajando a convite da Spaten.
Siga nossas redes sociais e fique ligado nas notícias do mundo da luta: X, Instagram, Facebook, Youtube e TikTok